PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-DOUTORADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, UFSC-Florianópolis

PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-DOUTORADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos para uma vaga de pós-doutorado em Relações Internacionais, para atuar junto ao PPGRI na pesquisa, no ensino e na extensão com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), nos termos da Portaria CAPES 086, de 03 de julho de 2013, para o período que terá início em 1 de junho de 2017.

 

I – VAGAS

Será oferecida uma (01) vaga para candidatos brasileiros ou estrangeiros, portadores de diploma de doutorado.

 

II – PERÍODO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser entregues na Secretaria do PPGRI ou enviadas para o e-mail ppgri@contato.ufsc.br entre 17 de janeiro e 13 de março de 2017. A Secretaria do PPGRI encontra-se no seguinte endereço: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus universitário em Florianópolis, Centro Socioeconômico (CSE), Prédio da Pós-Graduação – 3º andar – Bloco F.

 

III. DOCUMENTOS EXIGIDOS

 

  1. Carta de motivação, redigida pelo candidato em português, espanhol ou inglês, justificando seu interesse em atuar no PPGRI-UFSC e destacando suas possíveis contribuições junto ao Programa. No caso de candidatos brasileiros ou estrangeiros com vínculo empregatício, a carta deverá também explicar as possibilidades de licenciamento da instituição de origem;
  2. Cópia de documento oficial com foto (Documento de identidade ou passaporte);
  3. Cópia do diploma de doutorado em Relações Internacionais, Ciência Política ou áreas afins ou conexas;
  4. Currículo lattes em PDF, ou currículo em PDF;
  5. Projeto de pesquisa redigido em português, espanhol ou inglês, em no máximo 15 páginas, em temática vinculada às Relações Internacionais;
  6. Plano de trabalho redigido em português, espanhol ou inglês, incluindo possíveis atividades do candidato no ensino e na extensão junto aos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC, em no máximo 15 páginas;
  7. Duas cartas de recomendação redigidas por professores ou empregadores do candidato, com assinaturas e dados de contato dos professores, destacando o perfil acadêmico/profissional do candidato, explicando as circunstâncias nas quais o professor trabalhou com o candidato e descrevendo as razões pelas quais recomenda o candidato para essa vaga. As cartas podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês.

 

IV – PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será realizado em duas etapas: 1) análise do projeto, do plano de trabalho e do currículo; 2) entrevista por Skype (ou presencial, no caso de candidatos que estejam em Florianópolis) com os candidatos aprovados na etapa 1, em data a ser definida posteriormente. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 20 de abril de 2017, no site do PPGRI.

 

V – INÍCIO DAS ATIVIDADES

O candidato deverá iniciar as atividades no PPGRI até 1 de junho de 2017 e residir na região da grande Florianópolis a partir desta data, durante todo o período de vigência da bolsa. O aceite da bolsa implica em dedicação exclusiva ao PPGRI, sem possibilidade de exercício concomitante de outras atividades profissionais.

 

VI – VALOR E VIGÊNCIA DA BOLSA

R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) mensais.

A bolsa de pós-doutorado será concedida por 01 (um) ano, com possibilidade de prorrogação de acordo as disposições previstas na Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013. As três modalidades de bolsa PNPD/CAPES são detalhadas na Portaria citada. A tabela/resumo abaixo descreve as principais características de cada uma delas.

 

Modalidade Público alvo Vínculo empregatício Duração

Máxima

A Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário. Sem vínculo empregatício. Até 60 meses.
B Estrangeiros residentes no exterior. Sem vínculo empregatício ou com vínculo empregatício, desde que o candidato esteja devidamente licenciado de sua instituição de origem. Até 60 meses
C Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa. Com vínculo empregatício, desde que se mantenha afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD. Até 12 meses.

 

 

VI – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

  1. A comissão de seleção é composta pelos professores Clarissa Dri, Helton Ouriques e Iara Leite.
  2. A qualquer tempo, e a critério do Colegiado do Programa, se constatada a apresentação de documentos/assinaturas inidôneos ou plágios, será considerada cancelada a inscrição, matrícula ou diplomação do candidato, não importando a fase em que ocorra a descoberta, sem prejuízos das ações judiciais cabíveis.
  3. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção.
  4. O site do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (ppgri.ufsc.br) será a fonte de consulta dos candidatos durante todo o processo seletivo e de matrícula. Caberá consultá-lo regularmente a fim de tomar conhecimento de eventuais informações complementares para o processo de seleção.