O Centro de Estudos da Metrópole anuncia, através deste edital, a abertura do processo seletivo de recém-doutores a serem incorporados através de bolsas Fapesp de pós-doutoramento.

 

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, far-se-á a análise do curriculum vitae do candidato e do seu projeto de pesquisa (ver modelo em

http://www.fapesp.br/materia.php?data[id_materia]=270). É imprescindível que o projeto não seja identificado com o nome do candidato pois o processo de seleção será feito sob sigilo de autoria. Logo, o projeto de pesquisa não deve conter o nome do candidato na primeira página nem no texto do projeto. Cada candidato receberá um número no momento da inscrição, que permanecerá como sua identificação ao longo da seleção dos projetos.

                                                            

Nesta seleção, serão tomados em conta o perfil e trajetória do candidato, tanto quanto a qualidade científica da proposta apresentada, sempre tendo em vista sua articulação às linhas de pesquisa do Centro, que podem ser encontradas no site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/. Os candidatos pré-classificados nesta primeira etapa serão convocados para uma entrevista com a Comissão de Seleção.

 

O número final de selecionados, até o máximo de 3 (três) bolsas de pós-doutoramento, dependerá da avaliação do mérito das propostas e do desempenho dos candidatos nas entrevistas.

 

O prazo para envio de propostas é 12 de maio de 2014 (data de postagem ou remessa pela internet). Oresultado da primeira fase será divulgado até o dia 26 de maio de 2014, quando serão indicados os candidatos selecionados para entrevista, a qual terá lugar em uma das sedes do CEM, em São Paulo, no dia 02 de junho de 2014. O início do auxílio dependerá da finalização do processo de concessão da bolsa pelo órgão financiador.

 

O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 03 de junho de 2014.

 

As propostas podem ser enviadas via internet, para o endereço eletrônico do CEMPosDocSelecao@cmetropole.org.br ou por meio de correio aéreo para o endereço postal; R. Morgado de Mateus 615, Vila Mariana, São Paulo, CEP 04015-902. Solicita-se que, neste caso, as propostas sejam enviadas aos cuidados de Mariza Nunes, Secretaria do CEM. No caso de dúvidas, ligue para (11) 5574-0399.

 

Centro de Estudos da Metrópole (CEM) busca ser um centro de nível internacional, que também esteja comprometido com a difusão do conhecimento e transferência de tecnologia.

Sediado na Universidade de São Paulo e no CEBRAP é composto pela associação de departamentos universitários. O Centro é constituído por  um grupo multidisciplinar – demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos – cuja agenda de pesquisa objetiva  o estudo do Brasil contemporâneo para melhor entender o papel complexo das políticas públicas e das instituições no crescimento econômico, redução da pobreza e redução da desigualdade.

 

Para conhecer melhor o trabalho do CEM, acesse o nosso site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/.