Fallecimiento Profesor Marcus Figueiredo

É com muito pesar que ALACIP recebeu a notícia do falecimento do Professor Marcus Figueiredo, um dos principais cientistas políticos brasileiros.

Marcus Figueiredo foi um dos pioneiros do estudo de pesquisas eleitorais e opinião pública no Brasil, tendo participado da fundação do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente era professor do programa de pós-graduação em sociologia e ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) e coordenava o Doxa, Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O professor Marcus Figueiredo destacou-se pelo seu papel como formador e orientador de gerações de cientistas políticos brasileiros, com seu rigor teórico e metodológico, e influenciou a concepção de vários campos da ciência política nacional. Como cientista político, sempre foi generoso com seus colegas e parceiros. Além de coordenar inúmeras pesquisas e participar apoiando vários grupos em diversas instituições, Marcus era também  membro do Grupo Opinião Pública e sempre incentivou e estimulou as atividades desenvolvidas por este, participando por diversas vezes de eventos e publicações.

Em 2011, em homenagem ao professor e à sua dedicação à formação de cientistas políticos, foi criado o prêmio Marcus Figueiredo, entregue pela primeira vez no IV Congresso Latino-Americano de Opinião Pública da WAPOR (World Association for Public Opinion Research), realizado em Belo Horizonte, e replicado nos encontros de Bogotá e Santiago. O prêmio é conferido ao melhor trabalho apresentado na Jornada de Joven Pesquisadores do congresso.

O Grupo Opinião Pública e ALACIP lamentam profundamente a perda de um dos maiores cientistas políticos e professor brasileiro.

Mara Telles

www.opiniaopublica.ufmg.br