
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A imprensa britânica e as violações de direitos humanos no Brasil 

durante a ditadura militar 

 

 

 

 

 

Camila Maria Risso Sales 

camilarisso@yahoo.com.br 

camilarisso@unifap.br 

Universidade Federal do Amapá - Unifap 

Área temática: 10. Militares e Regimes Militares 

 

 

 

 

 

“Trabalho preparado para sua apresentação no 9º Congresso Latinoamericano de 

Ciência Política, organizado pela Associação Latino-americana de Ciência Política 

(ALACIP). Montevideu, 26 ao 28 de julho de 2017.” 

 



1 

 

A imprensa britânica e as violações de direitos humanos no Brasil durante a 

ditadura militar
1
 

 

Resumo 

Este artigo objetiva analisar como a imprensa britânica tratou as violações dos direitos 

humanos durante a ditadura militar no Brasil. A campanha contra a tortura lançada na 

Europa e nos Estados Unidos e a imagem do Brasil criada no mundo desenvolvido 

foram elementos significativos no combate a estas práticas. O foco especial está na 

revista The Economist, cuja cobertura foi comparada com os jornais The Times e The 

Guardian. A abordagem metodológica é a da análise de conteúdo, assim as mais 

importantes questões e trechos foram divididas em temas e subtemas. Foi possível 

perceber que as violações de direitos humanos foram tratadas de maneira específica pela 

Economist. Enquanto o Times e o Guardian, de forma semelhante à mídia americana, 

deram evidência aos casos de tortura, assassinatos e desaparecimentos, na Economist o 

tema não teve grande notoriedade. Por exemplo, entre 1973 e 1974 não há nenhuma 

menção à tortura na revista enquanto no Times foram publicados mais de vinte artigos, 

um número semelhante aparece no Guardian. Por outro lado, a imagem mais comum na 

Economist é a do “milagre econômico”, o crescimento do PIB e a liberalização da 

economia são também frequentes. Assim, a revista parece manter uma linha editorial 

que subordina a política à economia e enquanto o país estava crescendo e aberto ao 

investimento estrangeiro recebeu mais atenção. Isso muda depois de 1975 devido a 

alguns elementos: a crise econômica, um governo mais nacionalista, o assassinato de 

Vladimir Herzog e a campanha de direitos humanos do governo Carter. 

Palavras-chave: Brasil; Ditadura Militar; Direitos Humanos; Imprensa Britânica 

 

 

1 Introdução 

 

A imprensa teve um papel crucial na denúncia dos casos de violação de direitos 

humanos no Brasil, especialmente a imprensa estrangeira. Nesse sentido, a imagem 

internacional do país entre fins dos anos 1960 e meados dos anos 1970 esteve vinculada 

a prática de tortura, assassinatos e desaparecimentos forçados por parte do Estado contra 

                                                 
1
 Esse paper é parte da pesquisa de doutoramento que foi financiada pela Coordenação de 

Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. 



2 

 

cidadãos que se opunham ao regime militar instalado em 1964. Os jornais e revistas 

europeus e norte-americanos deram visibilidade aos fatos e colaboraram para a 

resistência. Entretanto, essa não era a única imagem do Brasil que circulava pelas 

páginas dos periódicos estrangeiros. Quase simultaneamente, os altos índices de 

crescimento da economia também pereciam interessantes ao observador estrangeiro. 

Desta forma, as avaliações da imprensa estrangeira no período oscilavam entre o 

destaque do “milagre econômico” e dos “anos de chumbo”. A imagem positiva da 

economia era contrabalanceada por críticas ao ambiente político. Contudo, nem todos os 

veículos da imprensa estrangeira, principalmente os de língua inglesa, tiveram a mesma 

avaliação sobre a relevância desses fatos. Como exceção, destaca-se a revista britânica 

The Economist e por isso ela é objeto privilegiado deste artigo. Enquanto outros 

periódicos engajaram-se na campanha contra as violações de direitos humanos no 

Brasil, o semanário não deu notoriedade ao tema que praticamente não apareceu nas 

suas páginas entre 1969 e 1975. A opção da revista parece ter sido pelo “milagre 

econômico” destacado em diversos artigos e editoriais. 

A principal comparação com a Economist é feita a partir do The Times e em 

alguns momentos recorremos também ao que foi publicado no The Guardian com o 

intuito de percebermos as similaridades e diferenças no tratamento que importantes 

veículos da imprensa inglesa deram à questão da violação dos direitos humanos no 

Brasil. 

A metodologia empregada foi a análise de conteúdo. Para a constituição do 

corpus da pesquisa o primeiro passo foi fazer a seleção dos textos. A partir de fontes 

primárias, o objetivo foi fazer a amostra mais ampla possível obedecendo as regras: 1) 

da exaustividade, ou seja, uma vez definidos os critérios de seleção, todo o corpus será 

analisado; 2) da representatividade, assegurando-nos de que o conjunto de textos 

selecionados fosse representativo do universo inicial; 3) da homogeneidade, isto é, que 

os princípios utilizados para a seleção dos textos fosse sempre o mesmo e também 4) da 

pertinência, certificando-nos de que os documentos fossem relevantes enquanto fonte de 

informação (Bardin, 2007). 

Assim, foram selecionados todos os editoriais que mencionaram o Brasil e os 

artigos em que o Brazil apareceu no título e/ou nas palavras-chaves. O objetivo foi ter 

um panorama geral de quais temas foram abordados na revista para que pudéssemos 

perceber a importância relativa da temática da violação dos direitos humanos e depois 

fazer a comparação com os jornais selecionados. 



3 

 

Após a finalização da fase compilação seguiu-se um inventário e a classificação 

das notícias em unidades temáticas gerais. Durante a leitura foram selecionados os 

assuntos considerados mais significativos, o que permitiu uma primeira classificação em 

temas e a posterior divisão em subtemas. Desta forma, a categorização foi feita a partir 

de unidades de registro, ou seja, um conjunto de palavras, expressões, locuções. Mesmo 

com uma coleta sistemática e uma análise exaustiva dos dados somos conscientes das 

limitações intrínsecas a esse tipo de trabalho. Conferir inteligibilidade a discursos, 

classificar temas e subtemas é uma tarefa pessoal e, invariavelmente, um tanto 

arbitrária. 

 

 

2 Contexto histórico – A Economist e o golpe de 1964 

 

O início da década de 1960 foi politicamente tumultuado. O governo Jânio 

Quadros terminou em renúncia em agosto de 1961. João Goulart acabou empossado 

depois de uma tentativa de impedimento pelos ministros militares e de um acordo para 

que assumisse a presidência em um regime parlamentarista convertido novamente em 

presidencialismo em 1963. A instabilidade era patente e setores conservadores da 

sociedade manifestavam-se diariamente contra o governo que representava, na visão 

destes, a ameaça comunista. Dentre os diversos momentos de tensão considera-se que 

tanto o discurso do presidente no comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 

13 de março de 1964, em que defendeu as reformas agrária, fiscal, política e 

educacional, as reformas de base, quanto aquele realizado na reunião da Associação dos 

Sargentos no Automóvel Clube, os estopins para o Golpe de 1º de abril (Santos, 1978; 

1986). As Forças Armadas com o apoio da Igreja Católica, de boa parte da imprensa e 

de vários setores da sociedade civil assumiram o poder (Toledo, 2014). 

O primeiro general alçado à presidência foi Humberto de Alencar Castelo 

Branco. A edição dos Atos Institucionais dera liberdade ao governo militar para alterar a 

Constituição, cassar mandatos, suspender direitos políticos, dissolver os partidos, 

instituir eleições indiretas e convocar o Congresso Nacional para a redação de uma nova 

Carta Constitucional. Em 1967, assumiu Costa e Silva que até 1968 procurou manter 

certa aparência de ordem constitucional, o que muda radicalmente depois do AI-5 

(Gaspari, 2002a). 



4 

 

Para a Economist, em 1964, as crises e tensões políticas que rondavam o 

governo João Goulart asseveram-se e culminaram no golpe. Um editorial e um artigo 

dão conta dos acontecimentos: a resistência do presidente caíra rapidamente, o pano de 

fundo era a inflação galopante e o descontentamento do setor agrário e dos 

trabalhadores. A causa imediata teriam sido as demandas de Goulart por mudanças na 

Constituição para aumentar seus poderes e tornando-o elegível em 1965. Por isso, 

levantara-se uma coalizão conservadora que incluía os líderes dos mais importantes 

estados (Brazil Cracks (ed.), 4 abr. 1964; Mend or End, 4 abr. 1964). 

Segundo a revista, o elemento catalizador do golpe foi o discurso da Central do 

Brasil em que o presidente havia defendido a emancipação dos analfabetos, a 

expropriação de terras e a reforma constitucional numa tentativa desesperada de sair da 

impotência. Nesse primeiro momento, classificou a subida dos militares ao poder como 

um golpe de Estado resultado de uma maquinação dos Estados Unidos, com reflexos 

desastrosos na América Latina. Logo em seguida, a ideia de golpe é substituída pela de 

revolução que vai ser predominante na cobertura sobre a ditadura militar
2
. 

A publicação adiciona que Leonel Brizola, aliado político de Goulart, disse que 

o Congresso não tinha mais identificação com a população. Avaliou que isso era um 

ataque à instituição e contribuíra para polarizar mais a oposição. Essa descrição dos 

fatos não é isenta, tem a tendência de colocar em Goulart e seus aliados a 

responsabilidade sobre o golpe. A Economist se junta ao coro da imprensa local e apoia 

a suposta intervenção temporária dos militares (Mend or End, 4 abr. 1964). 

Às notícias do golpe sucederam-se aquelas sobre a reação da sociedade: o 

entusiasmo das classes médias e altas e o respeito e a admiração às Forças Armadas 

foram estampados nos mais importantes jornais. Segundo esta reportagem, uma 

manifestação no Rio de Janeiro teria reunido mais de um milhão de pessoas. Enfatizava 

que não havia dúvidas de que a reação de alívio da população era espontânea. 

Expressou finalmente o que ficara subentendido: “Senhor Goulart provoked his own 

                                                 
2
 Para o construtivismo é importante a compreensão de como os significados são compartilhados 

socialmente e a escolha da revista em usar, na maioria das vezes, a terminologia oficial deixa clara a 

imagem que esta queria passar para seus leitores (Wendt, 1999). No início dos anos 1970, o termo 

revolução é predominante (Governors-General, 2 set. 1972; What follows?, 2 set. 1972). Volta a usar 

coup (golpe) apenas a partir de 1976 (Balanced growth, 31 jul. 1976; Not so much a miracle, 31 jul. 1976; 

Elephants can't be pink, 4 ago. 1979; Poverty traps, 4 ago. 1979; The fight goes on (ed.), 2 fev. 1980). 



5 

 

expulsion” por seu extremismo e por suas tentativas de destruir a disciplina militar 

(Roses for the Generals, 11 abr. 1964, p. 131)
3
. 

Apesar de ter deixado a ideia de golpe de lado, ressalvou que algumas atitudes 

pareceram contrariar a defesa da legalidade, como a prisão de mais de três mil pessoas 

no estado da Guanabara
4
, o encarceramento do governador de Pernambuco Miguel 

Arraes e a demissão do economista Celso Furtado da Superintendência do 

Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) (Roses for the Generals, 11 abr. 1964)
5
. 

A publicação concluía que os generais movimentaram-se para salvar a 

Constituição e acabaram revelando o amadorismo do presidente João Goulart. Define a 

promulgação do primeiro AI como necessária para por fim à ameaça comunista e limpar 

a bagunça financeira (Shipshape, Army Style?, 18 abr. 1964). O início do governo 

Castelo Branco foi visto com desconfiança, mas uma mudança de perspectiva parece ser 

paulatinamente criada a partir de meados de 1964. Eram animadoras as notícias sobre a 

criação da Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), que abriria espaço para 

que o capital estrangeiro fosse tratado da mesma forma que o nacional (Three in One, 6 

jun. 1964). 

A Economist fez algumas críticas, como à cassação dos direitos políticos do ex-

presidente Juscelino Kubitschek e a intervenção no governo de Goiás
6
. Tinha convicção 

de que o país precisava livrar-se do comunismo e ajustar a economia, mas não 

concordava plenamente com a supressão das liberdades políticas. A partir do momento 

em que a política econômica do governo Castelo Branco começa a tomar forma as 

críticas ao regime ficam mais raras (One Way to Win, 13 jun. 1964; Hard Right Turn, 

12 dez. 1964). 

Com o sugestivo título “Back to almost normal” fazia elogios às medidas de 

austeridade, como a restrição ao crédito, o ajuste fiscal e a rigidez na cobrança de 

impostos, tomadas pelo ministro Roberto Campos (15 mai. 1965). De modo geral, 

ajuizava que o plano teria diversos avanços como: um orçamento mais balanceado, o 

incremento das exportações, novas regras para cobrança de impostos, aumento 

                                                 
3
 As causas do golpe foram discutidas em diversos trabalhos no Brasil. Sobre a ideia de que um dos 

elementos fundamentais foi a paralisia decisória do governo Goulart ver: Santos (1986). 
4
 O estado da Guanabara ficava no território que compreende hoje o município do Rio de Janeiro e onde 

esteve localizado o Distrito Federal 
5
 A prisão de Celso Furtado foi tida como injustificável: “so ‘dangerous a communist’ that one of the jobs 

he has been offered is a professorship at Yale University” (Gorillas or Reformers?, 30 mai. 1964, p. 936) 
6
 O Supremo Tribunal Federal havia concedido um habeas corpus ao governador Mauro Borges, como 

não foi possível cassá-lo de imediato, em novembro o governo Castelo Branco decidiu decretar a 

intervenção federal no estado. 



6 

 

significativo das reservas externas e a abolição de alguns subsídios. Além disso, a 

inflação estaria mais controlada do que no período de “demagogia caótica” de Goulart. 

Outro elemento que considerou importante foi a criação do Banco Central em 1965: 

significava que haveria disciplina monetária e uma nova ordem ao sistema (Rule by 

faulty computer, 3 set. 1966; Brazil's New Order, 26 nov. 1966)
7
. 

Nesse cenário, entende-se que na Economist, a política fica subordinada à 

economia. A partir do momento em que são tomadas as medidas de austeridade sempre 

recomendadas pela revista a postura crítica desaparece e os elogios do campo 

econômico estendem-se para a política, como podemos ver nessa descrição de Castelo 

Branco: “With caution and finesse, the president is trying to clean up the mess left by 

his predecessor and, even more difficult, to ensure that the ‘revolution against the 

communism and corruption’ continues after the promised elections in November 1966” 

(Angry revolutionaries, 17 jul. 1965, p. 230). A suavização da crítica que começou em 

matérias cujos títulos eram: “Cleaning up the past”, “Back to almost normal”, “Power 

for a young giant” e “Good conduct prize” chega ao ápice no artigo “How 

undemocratic?”. Neste, o governo Castelo Branco foi classificado como o mais sensato 

da América Latina, defendendo ainda que o presidente poderia adiar as eleições para 

que completasse o período correspondente a um mandato (9 out. 1965). 

Apesar de noticiar o fechamento maior do regime com a promulgação do AI-2, a 

imagem de Castelo Branco é a de um político moderado, que não usava integralmente 

os poderes de que dispunha (End of the game, 30 out. 1965; The general and black 

beans, 19 fev. 1966). 

Com a certeza de que o candidato à sucessão seria Costa e Silva a publicação via 

riscos para a política econômica, com redução das medidas de austeridade: “And this, 

more than any political change, would mean an end to the revolution” (Rule by faulty 

computer, 3 set. 1966, p. 901, grifos meus). Evidenciava-se a ideia de que a economia 

era o motor daquele governo. No entanto, na gestão Costa e Silva surge uma figura 

crucial. A Economist passou a atribuir a Delfim Netto a responsabilidade pela 

continuidade na linha de atuação da equipe econômica, graças a ele, as taxas de juros 

caíram e houve recuperação das atividades no campo dos negócios (Redecorating the 

house that Campos built, 23 set. 1967). 

 

                                                 
7
 A inflação teria passado de 90% em 1963 e 86% em 1964 para 46% em 1965 e estaria em 29% até 

aquele momento em 1966. 



7 

 

 

3 Do AI-5 até o governo Geisel 

 

Em 1968, houve  uma onda de protestos estudantis pelo mundo, cidades como 

Berlim, Paris, Cidade do México e Berkeley foram tomadas por estudantes. No Brasil, 

de março a outubro, aconteceram dezenas de manifestações. Um dos episódios mais 

marcantes foi a morte, no dia 28 de março, do secundarista Edson Luís de Lima Souto 

em confronto com a polícia no restaurante Calabouço no Rio de Janeiro. O incidente 

provocou comoção e cerca de cinquenta mil pessoas acompanharam o velório e o 

enterro do estudante. A partir daí, diversas outras manifestações aconteceram, a maior 

delas, em 26 de junho, a Passeata dos Cem Mil (Martins Filho, 1987; Codato, 2004). 

As greves de Contagem (MG) em abril e de Osasco (SP) em junho também 

contribuíram para o aguçamento dos ânimos e o governo militar estava cada vez mais 

próximo de fechar de vez o regime. O elemento derradeiro foram os discursos do 

deputado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Márcio Moreira Alves, no 

Congresso Nacional em final de agosto e início de setembro. A princípio pouco notados, 

foram usados como o elemento desencadeador do AI-5. Somaram-se à crise os artigos 

publicados no Correio da Manhã por Hermano Alves, também deputado pelo MDB. O 

que se seguiu foi o pedido de cassação dos deputados e de licença para processar 

Márcio Moreira Alves, recusado pela Câmara (Skidmore, 1988; D'Araújo, s/ano). 

No dia 13 de dezembro de 1968, depois de reunião do Conselho de Segurança 

Nacional, o regime militar decretava o quinto AI. Segundo Maria Celina D´Araújo: 

 

[...] autorizava o presidente da República, em caráter excepcional e, portanto, 

sem apreciação judicial, a: decretar o recesso do Congresso Nacional; intervir 

nos estados e municípios; cassar mandatos parlamentares; suspender, por dez 

anos, os direitos políticos de qualquer cidadão; decretar o confisco de bens 

considerados ilícitos; e suspender a garantia do habeas-corpus. No preâmbulo 

do ato, dizia-se ser essa uma necessidade para atingir os objetivos da 

revolução, ‘com vistas a encontrar os meios indispensáveis para a obra de 

reconstrução econômica, financeira e moral do país’. No mesmo dia foi 

decretado o recesso do Congresso Nacional por tempo indeterminado - só em 

outubro de 1969 o Congresso seria reaberto, para referendar a escolha do 

general Emílio Garrastazu Médici para a Presidência da República (D'Araújo, 

s/ano). 

 

O Ato suspendeu os direitos e garantias individuais que ainda restavam e foi a 

carta branca para a disseminação da violência de Estado. Como consequência houve 



8 

 

uma onda de cassações, prisões, assassinatos, desaparecimentos forçados e torturas no 

período mais conturbado da ditadura militar. 

Em 1969, em função da doença de Costa e Silva e do impedimento do vice 

Pedro Aleixo assumiu o governo, em 31 de agosto, uma Junta Militar formada pelo 

General Aurélio de Lira Tavares, pelo Almirante Augusto Rademaker e pelo Brigadeiro 

Márcio de Sousa e Melo (Martins Filho, 1996; Gaspari, 2002). 

Logo em seguida, aconteceu o sequestro do embaixador americano Charles 

Burke Elbrick despertando grande interesse da imprensa internacional. Arquitetado por 

militantes do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) e da Ação Libertadora 

Nacional (ALN), iniciara-se em 4 de setembro e terminara no dia 7 com a libertação de 

quinze presos políticos que seguiram para o exílio no México e a consequente soltura do 

embaixador (Gorender, 1987)
8
. 

A Junta governou o Brasil até outubro de 1969. A escolha do General Emílio 

Garrastazu Médici para substitui-la foi anunciada, o Congresso foi reaberto, 

excepcionalmente, para as eleições e o então chefe do Serviço Nacional de Inteligência 

(SNI) e seu vice, o Almirante Augusto Rademaker, assumem no dia 30. O futuro da 

ditadura militar estava agora nas mãos de Médici, que governou até março de 1974. Foi 

uma fase de radicalização, no campo e na cidade, por parte dos movimentos de 

esquerda. A resposta do governo foi a violência de Estado, respaldada pelo AI-5. 

 

 

4 Com a economia mais aberta, o regime fechava-se 

 

Entre 1968 e meados dos anos 1970 duas imagens tornaram-se características 

nas descrições da conjuntura brasileira: o milagre econômico e os anos de chumbo. 

Apesar de imprecisas, elas podem ajudar a compreender o sentido das elaborações da 

Economist e de outros veículos da imprensa britânica nesse período. Uma dessas ideias, 

a do milagre foi francamente assumida pela revista e demonstra a centralidade das 

questões econômicas e de política internacional. 

Por outro lado, num período histórico coincidente, houve a supressão quase 

absoluta dos direitos, garantias e liberdades individuais. A Anistia Internacional avaliou 

                                                 
8
 Foram libertados: Agonalto Pacheco, Flávio Tavares, Gregório Bezerra, Ivens Marchetti, José Dirceu, 

José Ibrahim, Leonardo Rocha, Luís Travassos, Maria Augusta Carneiro, Mário Zanconato, Onofre Pinto, 

Ricardo Vilas Boas, Ricardo Zaratini, Rolando Fratti e Vladimir Palmeira. 



9 

 

0 
1 1 1 1 

4 4 

1 
0 

2 

3 

1 

1 

4 

0 

2 

1 3 

1 

3 

1 

0 

2 

2 

2 
1 1 

1 

3 

2 

1 

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1964 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979

Temas dos editoriais 

Outros Sucesso Econômico
Potência Nuclear Esgotamento do Regime Militar
 Regime militar - visão neutra ou positiva Luta Armada, ações da esquerda
Política internacional

que por pelo menos seis anos a polícia e o exército tiveram carta branca para tratar os 

militantes de esquerda com a crueldade que achavam necessária (Power, 1981). 

No gráfico abaixo é possível verificar os principais temas dos editoriais da 

Economist que mencionaram o Brasil. O tratamento do país como uma possível 

potência nuclear, outras questões de política internacional e o destaque dado ao 

desempenho da economia foram predominantes até 1973. Nesse período, em nenhum 

dos 50 editoriais a palavra tortura foi mencionada. 

 

GRÁFICO 1: Temas dos trechos sobre o Brasil nos editoriais (1964-1979) 

Fonte: Elaboração própria 

 

Na tabela, estão descritos os temas dos artigos publicados no período. É possível 

verificar que um número considerável de artigos tratou a política econômica de forma 

mais positiva, principalmente no período que antecede o governo Geisel. Ao mesmo 

tempo, as críticas ao regime e a denúncia da repressão são infrequentes. 

 

TABELA 1: Temas dos artigos, por ano (1964-1979) 
Ano, 19... 

Subtemas 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 

Total 

por 

ano 

Ações da esquerda 
    

1 
 

2 1 
        

4 

Brasil como possível potência nuclear 
            

1 
 

1 
 

2 

Commodities 
      

2 1 
 

1 
   

4 5 1 14 

Desigualdade (regional/social) 
    

1 
  

1 3 
   

10 
 

1 1 17 

Energia (hidrelétricas, petróleo, etc.) 
 

1 
       

1 1 2 1 
 

2 1 8 

Igreja 
       

1 1 
    

1 
  

3 

Indicadores sociais 
            

4 
   

4 

Indústria 
 

2 1 
     

4 
  

3 1 
  

1 12 

Política econômica - visão crítica/dívida/inflação 1 
   

1 
       

8 1 
 

7 18 



10 

 

Política econômica - visão positiva 1 3 4 2 
 

1 
  

9 1 2 3 2 
   

27 

Política externa brasileira 
        

2 
   

1 
   

3 

Redemocratização e críticas ao regime militar 
          

2 
 

4 4 6 2 18 

Regime militar - visão neutra ou positiva 7 4 2 2 1 4 
  

2 
       

22 

Relações bilaterais 
 

2 
        

1 1 2 1 1 
 

8 

Repressão 
     

1 1 1 1 
  

3 2 
   

9 

Outros 
 

2 
      

2 
   

1 
   

5 

Artigos no ano 7 14 7 4 4 6 5 5 24 3 6 12 37 11 16 13  

Número total de artigos:  174 

Fonte: Elaboração própria 

 

Para a Economist, em 1968 a situação política do Brasil estava muito ruim. A 

causa: ações terroristas e enfrentamentos entre a polícia e os estudantes em protesto. 

Citava o Jornal do Brasil dizendo que o direito à desordem não estaria incluído nos 

direitos humanos e que as manifestações não tinham apoio dos trabalhadores (Change 

can only be for the worse, 16 nov. 1968). 

Todavia, o elemento em que mais se nota alguma crítica, ainda que não fosse 

predominante no texto, é quando a revista trata da censura. Assim, argumentou que a 

“revolução” de 1964 voltava às suas origens autoritárias quando colocava os 

correspondentes internacionais sob vigilância para que transmitissem apenas notícias 

favoráveis ao governo (Let democracy wait, 4 jan. 1969). Atacar a liberdade de 

expressão era uma afronta aos valores fundamentais do liberalismo
9
. Conquanto, 

continuasse ressaltando os bons resultados da política econômica demarcava que 

atitudes como essa obscureciam os benefícios administrativos e financeiros trazidos pela 

“revolução” militar (The gnat that stung Brazil into a spasm, 21 dez. 1968). 

Daí em diante, na Economist, o endurecimento do regime não foi mais 

enfaticamente criticado. Parece que o primeiro impacto do AI-5, da censura e das 

denúncias de tortura foram sentidos, mas isso muda consideravelmente nos anos 

seguintes. A consolidação dos índices de crescimento e a abertura da economia 

sobrepuseram-se às críticas mais contundentes, repetindo-se o que aconteceu logo após 

o golpe. 

Como um sinal disso, a palavra ditadura aparece poucas vezes desde então. A 

primeira delas na seguinte passagem: “Brazil is settling down after last month’s sudden 

return to dictatorship, when President Costa e Silva prorogued the national congress 

indefinitely and returned to rule by decree” (Let democracy wait, 4 jan 1969, p. 22)
10

. A 

impressão que se tem é que o Brasil não vivera um regime ditatorial antes do AI-5. De 

qualquer forma, havia justificativa para o endurecimento: 

                                                 
9
 A revista também critica a prisão do jornalista Alberto Dines do Jornal do Brasil. 

10
 O termo só aparece de novo em 1976. 



11 

 

 

And since President Costa e Silva’s ‘humanization’ had been accompanied 

by growing unrest, student violence, attempted strikes, the emergence of left 

wing priests by the score, the revival of noisy political opposition and other 

signs of ‘indiscipline’, the radical military had become more and more certain 

that the revolution was being undermined (Let democracy wait, 4 jan. 1969, 

p. 22). 

 

Durante o governo Costa e Silva, a censura, a radicalização do regime e a perda 

dos direitos políticos de deputados federais, estaduais, prefeitos, juízes, oficiais da 

reserva e jornalistas foram noticiadas como uma marcha à direita, assim como o método 

de eleição indireta estendido para governadores e prefeitos (By the right, quick march, 

17 mai. 1979). 

Como vimos, um dos fatos mais notáveis desse período foi o sequestro do 

embaixador americano. O periódico defendeu o governo dizendo que apesar da vitória 

dos revolucionários, esses eram fracos para ameaçar o regime e que a violência não 

havia aumentado. Assinalava que: “[...] after Stalin and Hitler, no Latin American 

strongman can fit the term ‘dictator’” (Year of the Guerrilla (ed.), 13 set. 1969). Os 

grupos de esquerda seriam pouco coesos, pequenos e sem coordenação: “Now, when 

you analyse the activities of the revolutionary left in Brazil since 1964, the reasons for 

its eventual collapse become obvious” (Death of a guerrilla, 25 set. 1971). Para a 

Economist, os atos institucionais publicados depois do sequestro, o AI-13 e o AI-14, 

eram provas do endurecimento do regime. 

A Guerrilha do Araguaia surpreendeu a publicação que sustentou que poucos 

estrategistas acreditavam na possibilidade de uma guerrilha na floresta, mas que esta foi 

“[...] the only significant terrorist action in Brazil” (Where is the revolution?, 2 set. 

1972). 

 

 

5 As violação dos direitos humanos na mídia britânica 

 

Assim, como o milagre econômico tem o crescimento do Produto Interno Bruto 

(PIB) e a abertura da economia como pontos focais os anos de chumbo são marcados 

pela temática dos direitos humanos. Como vimos até aqui, a Economist tem uma postura 



12 

 

pouco crítica sobre a situação política do país, tendo enaltecido muitas vezes o milagre 

econômico
11

. 

No início dos anos 1970, o caso das violações de direitos humanos no Brasil foi 

o de maior repercussão no mundo, segundo a Anistia Internacional (Power, 1981). Não 

só a imprensa estrangeira, mas organizações de defesa dos direitos humanos tinham 

seus olhos voltados para a ditadura militar brasileira. Acredita-se que a Economist, 

mesmo tendo se manifestado algumas vezes, optou por não dar destaque ao tema. Para 

isso, nesta seção será estabelecido um contraponto com a cobertura feita por outros 

veículos da mídia impressa com foco especial no The Times. 

Internamente, às ações da esquerda correspondia uma reação desproporcional do 

regime. O aparato do Estado concentrava-se na captura, tortura e posteriormente na 

eliminação dos opositores. Não houve nenhuma sutileza na repressão e o AI-5 dava a 

sustentação legal que a ditadura militar precisava, desenvolvendo-se a estrutura logística 

e institucional da tortura. 

Em 1970, o presidente Médici e o ministro do Exército Orlando Geisel criaram o 

Sistema de Segurança Interna (Sissegint). Este estabelecido, é difícil negar que a tortura 

tenha sido uma prática sistemática e institucionalizada. Somam-se os treinamentos 

feitos por oficiais na Escola da Américas, no Panamá, e também em países como a 

França e a Inglaterra (Martins Filho, 2015). Anos depois, o próprio Geisel admitiu o uso 

da tortura e o treinamento dos torturadores no exterior: 

 

Golbery: Mas para começo de conversa? Começam a torturar; para depois 

então conversar, quebrar o moral do sujeito. 

Geisel: É o tal do troço inglês... Foram lá na Inglaterra e estudaram o troço do 

inglês (Gaspari, 2003, p. 380). 

 

Nesse sentido: “[...] o regime fazia da tortura de presos seu instrumento 

primordial de investigação, vangloriava-se de seus resultados e não pretendia mudar de 

posição”(Gaspari, 2002, p. 206). 

Os anos em que o Brasil esteve sob o comando de Médici foram os mais brutais 

em termos de torturas, desaparecimentos, assassinatos e outras violações dos direitos 

humanos. De acordo com o relatório “Brasil Nunca Mais”, entre 1964 e 1968 foram 

feitas às Cortes Militares, 488 denúncias de tortura e, apenas em 1969 foram 1027. De 

1970 a 1973 foram registradas outras 3479 denúncias. A Comissão Nacional da 

                                                 
11

 Para os dados completos sobre os artigos e editoriais que trataram da questão econômica ver: Sales, 

(2016) 



13 

 

Verdade (CNV) apurou que de 1964 ao final de 1969 foram 61 mortos, de 1970 até o 

final de 1973 são 76. O número de desaparecimentos sobe muito. De 1964 a 1969 são 

12, já de 1970 a 1973 são 142. Esses continuam altos em 1974, 53 (Arns, 1985; Gaspari, 

2002; Brasil, 2014)
12

. 

O discurso do governo era que a polícia agia na medida necessária para acabar 

com as ações terroristas. As declarações de Médici: “Eu acabei com o terrorismo nesse 

país” e de Geisel “Era essencial reprimir” e “Acho que a tortura em certos casos, torna-

se necessária, para obter confissões” deixam claro que a atitude e o comando, eram 

outros (Gaspari, 2002, p. 17, p. 18 e p. 37). 

Foram relatados milhares de casos no Brasil e no exterior. O de maior 

repercussão foi o de Vladimir Herzog. Ele era diretor de jornalismo da TV Cultura de 

São Paulo e havia suspeitas de sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). 

Convocado a prestar esclarecimentos, apresentou-se voluntariamente no DOI em São 

Paulo, em 25 de outubro de 1975 e na mesma noite o Departamento informou que ele 

tinha se enforcado com a própria gravata (Alves, 1989). Na história da Anistia 

Internacional o episódio é resumido da seguinte forma: 

 

Vladimir Herzog, was summoned to appear at the military intelligence 

headquarters in São Paulo. Within hours of presenting himself, he was dead. 

The official verdict was that he had taken his life by hanging. A death 

certificate gave the cause of death as suicide. Much later the doctor who 

signed it admitted he had never seen the body. In October 1978 a São Paulo 

federal judge ruled that the Brazilian government was responsible for the 

death of Mr Herzog (Power, 1981, p. 103). 

 

Herzog era o 38º “suicida” do regime, o 18º que teria se matado enforcado e o 

nono a fazê-lo sem vão livre. Manoel Fiel Filho somava-se a esses números no início do 

janeiro seguinte (Gaspari, 2004). 

Na Economist, no final de 1969, a palavra tortura foi mencionada pela primeira 

vez: “At last there are signs that the as yet unmentioned subject, the torture of political 

prisoners, is getting under the uniformed skins of Brazil’s leaders” (Who are the 

terrorists now?, 6 dez. 1969, p. 41). O mesmo artigo reproduz uma notícia da revista 

                                                 
12

 Existem ainda 6 casos de desaparecidos entre 1971 e 1975 que a CNV lista separadamente. São eles: 

Divo Fernandes D’Oliveira, Israel Tavares Roque, Boanerges de Souza Massa, Amaro Felix Pereira, 

Tobias Pereira Júnior, Líbero Giancarlo Castiglia, Orlando Momente e João Leonardo da Silva Rocha. 



14 

 

Veja que dava conta de que Médici havia ordenado o fim dos métodos violentos de 

repressão. Sabe-se, no entanto, que essa nunca foi a real intenção do presidente
13

. 

Tanto o Daily Telegraph quanto o Times já tinham noticiado que o tratamento 

dos presos políticos no Brasil envolvia a tortura. O último publicara um depoimento de 

Onofre Pinto: “I have been tortured by beatings and electric shocks applied to all parts 

of my body. This is the standard treatment of political prisoners in Brazil” (Wigg et al., 

1969)
14

. 

Para a revista, o governo se defendia das acusações das publicações 

internacionais apontando que os correspondentes eram manipulados pelos militantes da 

esquerda. No entanto, concluía, era muito improvável que as notícias publicadas na 

Europa não fossem verdadeiras (Who are the terrorists now?, 6 dez. 1969). Entretanto, a 

Economist não entendia a tortura como uma prática sistemática, foi sempre tratada 

como um excesso, um incidente ou algo excepcional. 

Mesmo as sevícias praticadas contra religiosos e religiosas, que despertaram a 

atenção da revista, foram noticiadas como situações isoladas. O caso emblemático é o 

de Madre Maurina, de Ribeirão Preto, os suplícios sofridos pela freira foram os 

primeiros a aparecerem no semanário: 

 

In November the police announced the smashing of a plot in Ribeirão Prêto 

[...]. The most spectacular feature, was the alleged involvement of a nun 

Mother Maurina Borges, in the conspiracy. Church sources said that she had 

been tortured with electric shocks, whereupon the archbishop of Ribeirão 

Prêto excommunicated the city´s two senior police officers and denounced 

brutality towards other prisoners, including priests. 

This incident came closely after the sensational implication of Dominican 

friars in Sr Mariguella’s murder (Who are the terrorists now?, 6 dez. 1969, p. 

41, grifos meus). 

 

Em 1969, a tortura de membros da Igreja Católica também foi noticiada por 

outros veículos da imprensa inglesa. Mas, foi apenas nessas circunstâncias que a 

Economist publicou algo sobre o tratamento dos presos políticos. O comportamento do 

The Times é diferente. Depois de já ter publicado as declarações de Onofre Pinto 

veiculou uma notícia sobre torturas sofridas pelos estudantes Luís Medeiros de Oliveira 

                                                 
13

 Acredita-se que um dos textos inaugurais da cobertura internacional sobre a tortura no Brasil seja o 

editorial do New York Times, de 4 de janeiro de 1969, intitulado “Latin America's Jailed News”. 
14

 Onofre Pinto foi sargento do Exército e teve seus direitos políticos cassados pelo primeiro AI ainda em 

1964. Foi fundador e dirigente da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Preso em 2 de março de 

1969 foi um dos libertados no sequestro do embaixador americano. Depois de viver exilado no México, 

em Cuba, no Chile e Argentina, voltou ao Brasil a fim de organizar uma guerrilha na região sul. No dia 13 

de julho de 1974 foi preso numa emboscada em Foz do Iguaçu e morto sob tortura. O corpo de Onofre 

Pinto ainda não foi localizado (Brasil, 2014, v. 3, p. 1705 e ss). 



15 

 

e Elenaldo Celso Teixeira em Recife: “According to documents from Brazil reaching 

Europe, they were tortured for six days, during which they were moved to 10 different 

police stations” (Torture of political prisoners in Brazil, 21 nov. 1969). Os presos teriam 

sido transferidos ainda para um hospital, quando já estavam em coma. Dom Helder 

Câmara chegou a visitar Oliveira na prisão
15

. 

The Times tratou a tortura como algo sistemático. Apesar de também ressaltar o 

caso de Madre Maurina, o jornal assinalou, em mais de uma ocasião, que os maus tratos 

a presos políticos não eram pontuais: 

 

By November, 19, possibly 30 priests and other members of religious orders 

were detained. Although torture is a commonplace in Brazil and the torture of 

priests not exceptional, says Herder Correspondence, the torture of a nun 

apparently represents a new low; Sister Maurina Borges Silveira, charged 

with letting guerrillas use her convent, was given electrical shock torture. 

[…] Informed Brazilians know that torture of political prisoners is used 

systematically by military police to obtain information (P.H.S, 22 jan. 1970, 

p. 10). 

 

O jornal também noticiou que Médici havia proibido a tortura, mas o tom deste 

em relação às ações da esquerda é bastante diferente daquele que observamos na revista: 

 

It has been in the name of social justice that Brazilian lawyers, journalists, 

bank clerks, Roman Catholic priests, former officers and N.C.O.s but above 

all, students of both sexes, have taken during the past year to conspiring as 

the only way left to oppose the military regime (Wigg, 4 fev. 1970, p. 7)
16

. 

 

Seguindo essa linha, The Times deixou de tratar os militantes de esquerda como 

terroristas já em 1970
17

. No editorial “Torture in Brazil” mencionou que o assassinato 

de um dos assistentes de Dom Helder Câmara teria sido cometido por gangues 

“terroristas de direita”. Para o jornal: “Torture has been used not merely against the 

violent urban guerrillas operating in cities such as Rio and São Paulo but against all 

manner of intellectuals whose loyalty was at all suspect” (Torture in Brazil, 28 mai. 

1970, p. 11). 

Na Economist, o sequestro do Cônsul Geral do Japão foi noticiado no artigo 

“Balance of terror”. Em função dele, foram libertados cinco presos políticos, entre eles 

                                                 
15

 Na ocasião, o religioso enviou uma carta ao governador de Pernambuco, Nilo Coelho, intitulada “Em 

defesa da pessoa humana” em que denunciava as torturas sofridas pelos estudantes (Câmara e Lamartine, 

s/ano). 
16

 NCO é a sigla para Non-Commissions Officers, equivalente a suboficiais no Brasil. 
17

 Havia usado a palavra terrorista para se referir aos sequestradores do embaixador americano, Charles 

Burke Elbrick, no artigo “Brazil rebels set free US Ambassador”, de 8 de setembro de 1969. 



16 

 

Madre Maurina, e Mário “Japa”
18

. A revista admitiu o uso de métodos violentos de 

interrogatório de presos comuns e a extensão desses a presos políticos, mas não a 

sistematicidade das práticas e nem a responsabilização do Estado por elas (Balance of 

terror, 21 mar. 1970)
19

. 

Não só a imprensa estrangeira começava a dar maior atenção ao que vinha 

acontecendo em relação ao desrespeito dos direitos humanos, mas organizações 

internacionais também voltavam seus olhares para o tema. Foi o caso da Comissão 

Internacional de Juristas que publicou o relatório “Police Repression and Tortures 

Inflicted upon Political Opponents and Prisoners in Brazil”, baseado nas denúncias dos 

quarenta prisioneiros libertados no sequestro do embaixador alemão
20

. Para James 

Green: 

 

Significantly, the report argued that the practice of the premeditated infliction 

of pain was ‘systematic and scientific’. The document detailed how medical 

practitioners had collaborated in this effort: ‘By administering medicines and 

injections, they deprive the prisoner of the benefit of unconsciousness and 

allow the torturers to go on for several consecutive hours’ (2010, p. 208). 

 

Esse relatório foi objeto de uma importante reportagem do The Times. Segundo 

trechos do relatório reproduzidos pelo jornal, a tortura no Brasil foi uma prática dos 

órgãos responsáveis por manter a ordem, desenvolvida de maneira sistemática e 

científica. Além de dizer que: 

 

According to the ICJ the report is based on documents smuggled out of gaols 

and concentrations camps, evidence from visitors to Brazil, and details 

provided by the group of political prisoners exchanged last June for the 

kidnapped West Germany Ambassador who are now in Algiers (McGregor, 

23 jul. 1970). 

 

The Times citou ainda a atuação dos médicos na tortura e mencionou os 

principais tipos de sevícias, o estupro de mulheres, a tortura de crianças e a privação de 

água e sono. No dia seguinte, publicou a resposta das autoridades brasileiras. Nela, o 

então ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, negou a existência de presos políticos e 

anunciou a criação de um escritório para contra-atacar as críticas internacionais (Brazil 

denies torture story, 1970). 

                                                 
18

 Cujo nome verdadeiro era Shizuo Ozawa. 
19

 O termo terrorismo foi usado para designar as ações da esquerda até 1980 (Guns on the streets (ed.), 30 

ago. 1980). 
20

 A Comissão Internacional de Juristas é uma organização não-governamental, sediada em Genebra, com 

status consultivo na UNESCO (Green, 2010). 



17 

 

Na Economist, esta é a única referência ao relatório: “A report by the 

International Commission of Jurists in Geneva painted a ghastly picture of torture as a 

political weapon in Brazil” (Killers in uniform, 8 ago. 1970, p. 34. grifos meus). 

A tortura voltou a ser mencionada na publicação em um artigo sobre o 

movimento de trabalhadores rurais no Nordeste, em 1971 (Those without hope, 23 jan. 

1971). A partir daí, a maioria das referências que a revista faz aos flagelos concentra-se 

na cobertura da postura assumida por setores da Igreja Católica que denunciavam 

violações dos direitos humanos e da crise em torno da morte do jornalista Vladimir 

Herzog em 25 de outubro de 1975. Ou seja, a tortura não ocupou as páginas da revista 

inglesa a não ser em situações específicas. 

A revista publicou o primeiro survey
21

 sobre o Brasil em 1972, mesmo ano em 

que a Anistia Internacional propalou o “Report on allegations of torture in Brazil”
22

. 

De acordo com Green (2010), antes do Dossiê, a Anistia Internacional lançou 

dois relatórios menores, um incluía o nome de 1081 vítimas de tortura e o segundo 

listava os torturadores. Estes foram objeto de uma reportagem do The Times que cita o 

advogado francês M. Georges Pinet: “‘In Brazil torture is not the expression of a 

passing crisis or a single scandalous phenomenon, but it is an integral part of the 

political system which affects a growing proportion of the population’” (Clifford, 6 set. 

1972, p. 6). 

Na revista, nada foi publicado sobre os documentos apresentados pela Anistia 

Internacional. E assim segue até 1974. O tema da tortura desapareceu, o que não 

aconteceu em outros veículos da mídia inglesa. No The Times, entre 1973 e 1974 cerca 

de duas dezenas de artigos abordaram a temática. O mesmo pode ser visto no The 

Guardian
23

. 

                                                 
21

 Surveys são reportagens especiais, com encarte e paginação próprios. O survey de 2 de setembro de 

1972 “The moving frontier – a survey of Brazil” contava com 25 artigos distribuídos em oitenta páginas, 

boa parte delas com propagandas de empresas convidando o investidor internacional a apostar no Brasil. 

A editoria coube a Robert Moss, correspondente especial da Economist entre 1970 e 1980. 
22

 Desde 1970, a Anistia Internacional tentava investigar as violação dos direitos humanos. Nesse ano, 

enviou uma delegação à embaixada do Brasil em Londres e manifestou preocupação com as constantes 

denúncias de tortura. O pedido foi recusado e a resposta do Embaixador Sérgio Corrêa Affonso da Costa 

foi que se o Brasil, um dia desse acesso à comunidade internacional a assuntos que interessam apenas à 

jurisdição interna, isso seria feito através da Organização das Nações Unidas (ONU) e, não, para a Anistia 

Internacional. Mesmo com as negativas de acesso, a investigação continuou, recorrendo principalmente a 

informações ofertadas por exilados e pela Igreja (Power, 1981). 
23

 Por exemplo: STEPHENS, Graham R., Prevalence of torture. The Times, 6 mar. 1973.; Bishops 

denounce Brazil's regime as oppressive. The Times, 19 mai. 1973.; The Pope's plea to Brazil on human 

rights. The Times, 29 ago. 1973.; Growth And Repression In Brazil. The Times, 16 jan. 1974.; British 

journalist rejects Brazilian charges. The Times, 5 out. 1974. No Guardian: ROPER, Christopher. Crisis 

building in Brazil. The Guardian, 12 mai. 1973.; 'Torture, murder, hunger' in Brazil. The Guardian, 19 



18 

 

Por exemplo, o desaparecimento da professora da Universidade de São Paulo 

Ana Rosa Kucinski Silva mobilizou vários veículos da imprensa internacional. Nos 

Estados Unidos, há registros de notícias no New York Times e no Washington Post. No 

Reino Unido, o The Guardian publicou sobre a busca feita pelo seu pai e seu irmão, 

Bernardo Kucinski e chamou os desaparecimentos no Brasil de epidemia. O The Times 

publicou a carta de Christopher Roper escrita a pedido de Kucinski, intitulada “Life in 

Brazil” e assinada por outras nove pessoas (Roper, 17 ago. 1974; Roper et al., 5 fev. 

1975). 

Na Economist, foi apenas a morte de Vladimir Herzog que fez o tema 

reaparecer: 

 

A well-known Brazilian television journalist, Vladimir Herzog, was found 

hanging in a room in the São Paulo military headquarters with his feet still on 

the ground; military police lamely explained that he had confessed to being a 

communist and committed suicide (We set the rules, 13 dez. 1975). 

 

Podemos dizer que o caso Herzog despertou a publicação. “Strange suicides” é o 

primeiro artigo em que eleva o tom da crítica: “Deaths by torture are usually disguised 

as road accidents or attempted escapes”. A versão oficial apareceu contestada 

chamando-se atenção para outro caso na mesma delegacia. Concluía: “The treatment of 

political prisoners, usually accused of links with the banned Communist party, remains 

the most conspicuous boil on Brazil’s body politics” (Strange suicides, 31 jan. 1976, p. 

53). Mesmo assim, elogiou a postura de Geisel, sua preocupação com abusos do 

Segundo Exército e a consequente demissão do General D’Ávila Melo. 

A excepcionalidade da cobertura dada ao caso Herzog fica patente quando se 

contabiliza que apenas um, dos trinta artigos do survey de 1976, mencionou os casos de 

desrespeito aos direitos humanos
24

. Neste, o Segundo Exército foi descrito como um 

dos maiores centros de tortura, responsável pelas mortes do jornalista e de Manoel Fiel 

Filho. Calculava ainda cerca de mil presos políticos conhecidos e outros mil que nunca 

foram divulgados oficialmente. 

Nesse artigo, o delegado Sérgio Paranhos Fleury apareceu pela primeira vez na 

revista. Afirmou que os centros de tortura teriam sido deslocados para o interior, com o 

                                                                                                                                               
mai. 1973.; KEATLEY, Patrick. Brazilian rebels 'tortured after being abducted'. The Guardian, 19 fev. 

1974. 
24

 O título do survey é “Change in Direction: a survey of Brazil”. Teve 64 páginas, boa parte delas 

dedicadas a propagandas de empresas brasileiras abertas ao investimento estrangeiro. Foi realizado sob a 

editoria de Robert Harvey, diretor assistente da Economist, político do Partido Conservador Britânico. 



19 

 

objetivo de burlar a reprovação da prática pelo presidente
25

. No texto, mais um exemplo 

de como o discurso de que a tortura era realizada contra o comando central foi 

absorvido: 

 

One member of the security forces in Niteroi, Sergio Paranhos Fleury, has 

been indicted on 22 charges of murder, without a single case ever being 

brought to court, usually for lack of witnesses […] opposition reports suggest 

that the torture centres have been moved out of the major cities, from under 

the disapproving eye of the president, to remote locations of the country (You 

won't budge us, 31 jul. 1976, p. 45). 

 

No survey de 1979
26

, a tortura foi mencionada numa referência aos anos mais 

severos: 

 

Student pseudo-revolution and urban guerrilladom then spread across Latin 

America. 

It was met in Brazil in 1968-1973 by deterrent torture (putting students 

briefly into prison and given them a few weeks of a rather worse time than 

fags had in minor British public schools in the 1930s, so that Brazilian 

students then did not want to be imprisoned again) and by much crueller 

investigative torture (so that those with information about urban guerrillas 

quickly squealed) (The importance of not being Ernesto, 4 ago 1979, p. 4). 

 

Nos editoriais, a primeira referência à tortura acontece apenas em 1980. Mesmo 

trazendo, finalmente, o assunto para a seção mais importante da revista, o que se pode 

verificar foi que ele veio associado à ideia de que as organizações que lutaram contra a 

ditadura no Brasil praticaram terrorismo: 

 

Many Latin American countries (Uruguay, Argentina, Bolivia, Brazil) have 

discovered that terrorism can be virtually stamped out if the security forces 

are given a free hand. When the police can control people’s movements, 

search buildings at will, round up suspects and torture them, and put pressure 

on their relatives and friends, fear soaks up terrorism support. But the price of 

a no-holds-barred struggle is large (Into terrorist hands (ed.), 9 fev. 1980, p. 

18). 

 

Esperávamos encontrar mais referências à tortura nos artigos e reportagens do 

que nos editoriais, não só devido ao maior número de textos selecionados, mas também 

                                                 
25

 Essa é provavelmente uma referência aos centros clandestinos de Petrópolis e Itapevi. Sobre Fleury, foi 

delegado em São Paulo e colaborou com as forças repressivas do Rio de Janeiro, inclusive no episódio do 

assassinato de Carlos Marighella. O regime era conivente com o delegado. Em 1973, sua prisão 

preventiva foi decretada, suspeito de 20 assassinatos. Para que ele fosse solto, providenciou-se uma 

mudança no Código de Processo Penal (CPP). A Lei n
o
 5.941, de 22 de novembro de 1973, que alterava 

os artigos 408, 474, 594 e 596 do CPP ficou conhecida como Lei Fleury. 
26

 De 4 de agosto de 1979. Intitulado “Oh Brazil: a survey” tem 22 páginas, nove de anúncios. Norman 

Macrae foi o responsável, era subeditor da Economist, tendo trabalhado de 1949 a 1988. 



20 

 

pela maior liberdade dos articulistas, mas o total silêncio dos editoriais de 1964 a 1980 

deve ser ressaltado. 

Entretanto, é preciso lembrar que na Economist não existem matérias assinadas, 

a não ser aquelas nos surveys. Dessa forma, é difícil separar a opinião da revista e a 

opinião do repórter. Dito isso, nota-se que a crítica à tortura está longe de ser 

dominante. O periódico não se furta a opinar em outros tipos de questão, principalmente 

econômicas, mas aparece pouco quando o assunto é o desrespeito aos direitos humanos. 

Essa postura é ainda mais notável quando olhamos para o que foi publicado na 

revista e fazemos o contraponto com o The Times. Um jornal, tradicional e de 

perspectiva moderada deu destaque muito maior às violações dos direitos humanos no 

Brasil. Acredita-se que esta foi uma escolha da Economist, deixar de noticiar essas 

situações sempre que possível, contribuiria para a formação de uma imagem mais 

positiva do país, atrativa para os negócios. 

 

 

6 A Economist e as violações de direitos humanos que envolviam a Igreja 

Católica 

 

As relações entre o Estado e a Igreja são relevantes na nossa análise, não apenas 

porque a Igreja Católica sempre foi profundamente influente no Brasil - em 1964, 

apoiou majoritariamente o Golpe; com as denúncias de violações dos direitos humanos 

foi se afastando do poder central - mas também porque sua vinculação com alguns 

setores da resistência é importante para a Economist. O elo de religiosos com 

organizações de esquerda adquiriu tamanha expressão que a ordem dos dominicanos 

chegou a ser considerada base de apoio da Ação Popular (AP) pela Central Intelligence 

Agency (CIA) e o jornal o Estado de S. Paulo publicou um editorial em que solicitava 

sua expulsão do país (Serbin, 2001; Gaspari, 2002). 

A morte do estudante Edson Luiz marcou o fim das relações cordiais entre as 

duas instituições. A mobilização que sucedeu o assassinato, desde o velório até a missa 

de sétimo dia foi fortemente reprimida pelos militares, mas teve o apoio de vários 

setores do clero. Neste sentido: “A erosão da estrutura institucional da sociedade 

brasileira chegara a um ponto em que só restava a Igreja como força política organizada 

capaz de se mobilizar em defesa dos direitos humanos” (Gaspari, 2002, p. 226). 



21 

 

As relações da Igreja com a ditadura militar estavam num momento de tensão. 

Houve várias prisões de religiosos, torturas e atentados como o de 26 de outubro de 

1968, quando a casa de Dom Helder Câmara, em Recife, foi alvo de uma saraivada de 

tiros. A perseguição culminou no assassinato do Padre Antônio Henrique Pereira Neto, 

auxiliar do bispo, em 27 de maio de 1969 (Gaspari, 2002). 

Ainda em 1968, o delegado Fleury investigou a ligação de membros da Igreja 

com o líder de esquerda, Carlos Mariguella. Frei Ivo e Frei Fernando foram presos e 

levados para o Centro de Informação da Marinha (CENIMAR) no Rio de Janeiro. O 

delegado os aguardava, no dia seguinte foram para o Departamento de Ordem Política e 

Social (DOPS) de São Paulo e dois dias depois o Convento das Perdizes foi invadido. O 

desfecho foi o assassinato de Carlos Marighella, considerado a maior vitória das forças 

de repressão (Gaspari, 2002). 

Os relatos da tortura e da violência policial contra religiosos começam a ser 

frequentes fora do Brasil. Uma carta assinada por 38 padres de Minas Gerais foi a 

primeira denúncia publicada no exterior. Enviada em julho de 1969 e chega às páginas 

da Politique d’Aujord’hui, revista católica francesa, em dezembro. Elencava os locais 

em que eram realizados os flagelos em Belo Horizonte e quais eram as técnicas mais 

comuns (Gaspari, 2002). 

Em 1970, há uma sucessão de denúncias. Além do cardeal canadense Maurice 

Roy apresentar dossiês sobre torturas aplicadas nas prisões, o Papa Paulo VI recebeu 

Dom Hélder Câmara no Vaticano. No dia 25 de março, em pronunciamento na Basílica 

de São Pedro, o Papa levantou a questão da tortura no Brasil: “Pela própria honra de 

algumas nações que nos são queridas, só podemos desejar um desmentido de fatos nos 

casos de torturas policiais que lhes são atribuídas” (Gaspari, 2002, p. 279). 

Em novembro, Dom Paulo Evaristo Arns assumiu a arquidiocese de São Paulo. 

Havia uma nítida movimentação da Igreja no sentido de oferecer sustentação às 

denúncias e isso também mobilizou a imprensa internacional. O posicionamento de 

Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Ivo Lorscheider e Dom Helder Câmara, foi importante. 

Os bispos tinham canal aberto com a mídia estrangeira e suas denúncias foram 

fundamentais para que a opinião pública internacional tomasse conhecimento do que 

acontecia no Brasil. 

The Times contabilizava que até novembro de 1969 cerca de trinta membros da 

Igreja estariam presos (P.H.S, 22 jan. 1970). E faz duas referências à manifestação do 

Pontífice, na primeira: “The Pope today publicly denounced police torture and 



22 

 

repression in a clear reference to events in Brazil” (Nichols, 26 mar. 1970, p. 5). E, 

depois de citar as denúncias feitas por Dom Helder, expôs, mais uma vez, a posição do 

Papa sobre a tortura: “[...] the pope, deploring international evils recently, quoting 

torture as one such – obviously with Brazil in mind” (Torture in Brazil, 28 mai. 1970, p. 

11). 

Para as autoridades brasileiras a opinião do Vaticano pareceu ter importado 

pouco. Em fevereiro de 1970, Frei Tito de Alencar foi levado à Operação Bandeirantes 

(OBAN), sofreu bárbaras torturas e protagonizou uma das mais tristes histórias do 

cárcere. A situação do frei foi noticiada na Europa e nos Estados Unidos. No The Times: 

 

Another of those released, Senhor Octavio Angelo, a São Paulo mechanic, 

said he heard scream of young priests tortured at night in São Paulo gaols. 

‘One of them, Friar Tito Alencar, who was in the cell near mine, tried to 

commit suicide by slashing his arm with a razor after he had been tortured for 

72 hours with submersion in a bucket of water, electric shocks and no food’, 

Senhor Angelo said” (Wigg, 18 mar. 1970, p. 10). 

 

Nos Estados Unidos, a revista Look publicava o artigo “Brazil: Government by 

torture” sobre as sevícias sofridas pelo religioso (Green, 2010). O discurso de Dom 

Helder em Paris também citou o caso: um dominicano teria tentado suicídio por não 

aguentar o suplício da tortura, o que se tornava regra entre os prisioneiros políticos, 

resumia o Times (Mortimer, 28 mai. 1970). 

A Economist não se pronunciou sobre as declarações dos líderes católicos. 

Apontou apenas a divisão na assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do 

Brasil (CNBB): de um lado, Dom Helder Câmara, crítico ao governo e de outro, o 

Cardeal Agnelo Rossi que classificou as críticas da imprensa estrangeira sobre a tortura 

como uma campanha de difamação (Down from the stratosphere, 20 fev. 1971). 

No survey de 1972, o periódico discutiu o papel da Igreja no artigo “Church 

Militant” em que analisou a postura de Dom Helder: “By aligning himself with the 

revolutionary left outside Brazil, he has lost credibility and influence within the church 

itself” (2 set. 1972, p. 68 ). Avaliava que certos grupos eram críticos do regime militar, 

mas que de outro lado, existiriam religiosos como Dom Eugênio Salles que preferiam 

não opinar sobre a tortura e tinham um diálogo amigável com as Forças Armadas. 

Em 1973, mais uma vez, o Papa Paulo VI fez referências ao desrespeito dos 

direitos humanos. Numa audiência com o embaixador brasileiro para a Santa Sé, 

Antônio Borges Leal Castelo Branco, disse que o bem comum só poderia ser atingido se 



23 

 

houvesse pleno respeito aos direitos humanos. O apelo do Pontífice foi noticiado pelo 

The Times: “The Pope, in a clear reference to allegations of torture and political 

repression in Brazil, today urged the Brazilian Government to respect human rights and 

ensure economic justice” (The Pope's plea to Brazil on human rights, 29 ago. 1973, p. 

3). Como na primeira vez, nada foi comunicado na Economist. No entanto, no final da 

década, a revista destacou o posicionamento do Papa, mais conservador, João Paulo II. 

Para ele, a Igreja na América Latina deveria levantar-se pelos direitos humanos, mas 

não assumir postura política (For God, not Pinochet or Marx (ed.), 3 fev 1979). 

 

 

Considerações Finais 

 

Diante do exposto, acredita-se que o posicionamento da imprensa britânica sobre 

os casos de violação dos direitos humanos no Brasil foi multifacetado. Apesar dos 

diferentes veículos consultados condenarem a tortura, isso se dá em gradações e em 

momentos diferentes sendo que a estrutura dos relatos é diversa também. 

 No entanto, o tema teve certa relevância na imprensa britânica e que essa, assim 

como a imprensa francesa e a americana, contribuiu para uma campanha internacional 

de denúncias sobre a situação enfrentada pelos presos políticos brasileiros. 

A Economist optou, durante muito tempo, por não divulgar enfaticamente as 

denúncias de violação dos direitos humanos no Brasil. E aqui, mais importante do que 

averiguar o que a revista publicou é fazer notar o que ela escolheu não publicar. A 

menor ênfase na questão dos direitos humanos parece ser uma tendência, o que coincide 

com o período em que há notícias mais favoráveis sobre o milagre econômico. O que 

segue até pelo menos 1975, quando o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado, fato 

que provoca comoção internacional. 

No contraponto principalmente com o The Times, mas também com o que foi 

possível visualizar em outros jornais, como o The Guardin, evidenciou-se que a 

Economist teve uma postura singular quanto à violação dos direitos humanos. Mostrou-

se mais moderada nas denúncias, não assumindo uma posição clara, ao contrário do que 

acontece em outros temas. Acredita-se que a publicação faz a opção de não dar relevo a 

esse assunto, pois economia, comércio e investimentos estavam acima das questões 

políticas. Em suma, direitos humanos não foram, à época, uma prioridade editorial. O 

semanário tende, desta forma, a subordinar a política à economia. 



24 

 

 

Referências Bibliográficas 

 

Artigos de jornais e revistas 

 

ANGRY revolutionaries. The Economist, London, England: 17 jul., 1965, p.230. 

 

BACK to Almost Normal. The Economist, London, England: 15 mai., 1965, p.754 e ss. 

 

BALANCE of terror. The Economist, London, England: 21 mar., 1970, p.32. 

 

BALANCED growth. The Economist, London, England: 31 jul., 1976, p.25. 

 

BISHOPS denounce Brazil's regime as oppressive. The Times, London, England: 19 

mai., 1973, p.4. 

 

BRAZIL Cracks (ed.). The Economist, London, England: 4 abr., 1964, p.14 e ss. 

 

BRAZIL DENIES torture story. The Times, London, England: 24 jul., 1970, p.5. 

 

BRAZIL'S New Order. The Economist, London, England: 26 nov., 1966, p.37. 

 

BRITISH journalist rejects Brazilian charges. The Times, London, England: 5 out., 

1974, p.7. 

 

BY the right, quick march. The Economist, London, England: 17 mai., 1969, p.39 e ss. 

 

CHANGE can only be for the worse. The Economist, London, England: 16 nov., 1968, 

p.31 e ss. 

 

CHURCH militant. The Economist, London, England: 2 set., 1972, p.68 e ss. 

 

CLIFFORD, L. Amnesty report names Brazilian 'torturers'. The Times, London, 

England: 6 set., 1972, p.6. 

 

DEATH of a guerrilla. The Economist, London, England: 25 set., 1971, p.45. 

 

DOWN from the stratosphere. The Economist, London, England: 20 fev., 1971, p.36. 

 

ELEPHANTS can't be pink. The Economist, London, England: 4 ago., 1979, p.3 e ss. 

 

END of the game. The Economist, London, England: 30 out., 1965, p.482 e ss. 

 

FOR God, not Pinochet or Marx (ed.). The Economist, London, England: 3 fev., 1979, 

p.14. 

 

GORILLAS or Reformers? The Economist, London, England: 30 mai., 1964, p.936 e 

ss. 



25 

 

 

GOVERNORS-General. The Economist, London, England: 2 set., 1972, p.23 e ss. 

 

GROWTH and Repression in Brazil. The Times, London, England: 16 jan., 1974, p.13. 

 

GUNS on the streets (ed.). The Economist, London, England: 30 ago., 1980, p.10 e ss. 

 

HARD Right Turn. The Economist, London, England: 12 dez., 1964, p.1241 e ss. 

 

HOW Undemocratic? The Economist, London, England: 9 out., 1965, p.134. 

 

INTO terrorist hands (ed.). The Economist, London, England: 9 fev., 1980, p.18. 

 

KEATLEY, P. Brazilian rebels 'tortured after being abducted'. The Guardian, London 

(UK): 19 fev., 1974, p.2. 

 

KILLERS in uniform. The Economist, London, England: 8 ago., 1970, p.34 e ss. 

 

LET democracy wait. The Economist, London, England: 4 jan., 1969, p.22. 

 

MCGREGOR, A. Report on Brazil tortures. The Times, London, England: 23 jul., 

1970, p.4. 

 

MEND or End. The Economist, London, England: 4 abr., 1964, p.31. 

 

MORTIMER, E. Brazilian prelate calls for 'violence of the peaceful'. The Times, 

London, England: 28 mai., 1970, p.6. 

 

NICHOLS, P. Pope attacks torture in Brazil. The Times, London, England: 26 mar., 

1970, p.5. 

 

NOT so much a miracle. The Economist, London, England: 31 jul., 1976, p.15 e ss. 

 

ONE Way to Win. The Economist, London, England: 13 jun., 1964, p.1223. 

 

P.H.S. The Times Diary. The Times, London, England: 22 jan., 1970, p.10. 

 

POVERTY traps. The Economist, London, England: 4 ago., 1979, p.7 e ss. 

 

REDECORATING the house that Campos built. The Economist, London, England: 23 

set., 1967, p.1088 e ss. 

 

ROPER, C.  et al. Life in Brazil. The Times, London, England: 5 fev., 1975, p.15. 

 

ROPER, C. Crisis building in Brazil. The Guardian, London (UK): 12 mai., 1973, p.3. 

 

______. Plea for people who vanish in Brazil. The Guardian, London (UK): 17 ago., 

1974, p.3. 

 

ROSES for the Generals. The Economist, London, England: 11 abr., 1964, p.131. 



26 

 

 

RULE by faulty computer. The Economist, London, England: 3 set., 1966, p.901 e ss. 

 

SHIPSHAPE, Army Style? The Economist, London, England: 18 abr., 1964, p.248. 

 

STEPHENS, G. R. Prevalence of torture. The Times, London, England: 6 mar., 1973, 

p.17. 

 

STRANGE suicides. The Economist, London, England: 31 jan., 1976, p.53. 

 

THE FIGHT goes on (ed.). The Economist, London, England: 2 fev., 1980, p.5 e ss. 

 

THE GENERAL and black beans. The Economist, London, England: 19 fev., 1966, 

p.696 e ss. 

 

THE GNAT that stung Brazil into a spasm. The Economist, London, England: 21 dez., 

1968, p.16. 

 

THE IMPORTANCE of not being Ernesto. The Economist, London, England: 4 ago., 

1979, p.4 e ss. 

 

THE POPE'S plea to Brazil on human rights. The Times, London, England: 29 ago., 

1973, p.3. 

 

THOSE without hope. The Economist, London, England: 23 jan., 1971, p.34. 

 

THREE in One. The Economist, London, England: 6 jun., 1964, p.1156. 

 

TORTURE in Brazil. The Times, London, England: 28 mai., 1970, p.11. 

 

TORTURE OF political prisoners in Brazil. The Times, London, England: 21 nov., 

1969, p.6. 

 

'TORTURE, MURDER, hunger' in Brazil. The Guardian, London (UK): 19 mai., 

1973, p.3. 

 

WE set the rules. The Economist, London, England: 13 dez., 1975, p.58. 

 

WHAT follows? The Economist, London, England: 2 set., 1972, p.25. 

 

WHERE is the revolution? The Economist, London, England: 2 set., 1972, p.71 e ss. 

 

WHO are the terrorists now? The Economist, London, England: 6 dez., 1969, p.41. 

 

WIGG, R. Brazil reign of terror. The Times, London, England: 4 fev., 1970, p.7. 

 

______. Nun accuses Brazilian police of tortures. The Times, London, England: 18 

mar., 1970, p.10. 

 



27 

 

WIGG, R.; ONIS, J. D.; HEREN, L. Brazil rebels set free US Ambassador. The Times, 

London, England: 8 set., 1969, p.1. 

 

YEAR of the Guerrilla (ed.). The Economist, London, England: 13 set., 1969, p.16 e 

ss. 

 

YOU won't budge us. The Economist, London, England: 31 jul., 1976, p.45 e ss. 

 

 

Livros, caítulos de livros, artigos científicos e outros 

 

ALVES, M. H. M. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1989. 

 

ARNS, P. E. Brasil Nunca Mais. São Paulo: Vozes, 1985. Disponível em: < 

http://bnmdigital.mpf.mp.br/docreader/DocReader.aspx?bib=REL_BRASIL&PagFis=2

038 >. Acesso em: 16 dez. 2014. 

 

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007. 

 

BRASIL. Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade: Mortos e 

desaparecidos maio de 1974 - outubro de 1985, 2014. Disponível em: < 

http://www.cnv.gov.br/images/relatorio_final/MortoseDesaparecidos_Maiode1974-

Outubrode1985.pdf >. Acesso em: 16 dez. 2014. 

 

CÂMARA, D. H.; LAMARTINE, J. Em defesa da pessoa humana. Dom Hélder pastor 

da liberdade - website, s/ano. Disponível em: < http://www.pe-az.com.br/dh/1969.htm 

>. Acesso em: 13 out. 2014. 

 

CODATO, A. O golpe de 1964 e o regime de 1968: aspectos conjunturais e variáveis 

históricas. História. Questões e Debates, n. 40, p. 11-36, 2004. Disponível em: < 

http://works.bepress.com/adrianocodato/25/ >. Acesso em: 10 out. 2014. 

 

D'ARAÚJO, M. C. S. O AI-5. FGV/CPDOC, s/ano. Disponível em: < 

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5 >. Acesso em: 10 out. 2014. 

 

GASPARI, E. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 

 

______. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a. 

 

______. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 

 

______. A ditadura encurralada. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 

 

GORENDER, J. Combate nas trevas: a esquerda brasileira: das ilusões perdidas à 

luta armada. São Paulo: Ática, 1987. 

 

GREEN, J. N. We cannot remain silent: opposition to the Brazilian military 

dictatorship in the United States. Durham, N.C.; London: Duke University Press, 

2010. 



28 

 

 

MARTINS FILHO, J. R. Movimento estudantil e ditadura militar, 1964-1968. 

Campinas: Papirus, 1987. 

 

______. O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na ditadura 

(1964-1969). São Carlos: EDUFSCar, 1996. 

 

______. Segredos de Estado: o governo britânico e a tortura no Brasil (1969-1976). 

2015. 234 p. Tese (Professor Titular). Departamento de Ciências Sociais, Universidade 

Federal de São Carlos 

 

POWER, J. Amnesty International: the human rights story. Oxford: Pergamon 

Press, 1981. 

 

SALES, C. M. R. O Brasil na Economist: pensando a influência do perfil político-

ideológico da revista na formação da imagem internacional do país. 2016. 255 p. 

(Doutorado). Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. 

 

SANTOS, W. G. D. Poder e política: crônica do autoritarismo brasileiro. Rio de 

Janeiro: Forense Universitária, 1978. 

 

______. Sessenta e quatro: anatomia da crise. São Paulo: Vértice, 1986. 

 

SERBIN, K. P. Diálogos na sombra: bispos e militares, tortura e justiça social na 

ditadura.  São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 

 

SKIDMORE, T. E. The politics of military rule in Brazil: 1964-85. Oxford; New 

York: Oxford University Press, 1988. 

 

TOLEDO, C. N. D. A democracia populista golpeada. In: TOLEDO, C. N. D. (Ed.). 

1964: visões críticas do golpe: Democracia e reformas no populismo. Campinas: 

Unicamp, 2014. 

 

WENDT, A. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge 

University Press, 1999. 


