Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da UFPR lança Observatório Eleitoral

O Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), da UFPR, lançou seu novo site (http://www.cpop.ufpr.br). O destaque é dado ao Observatório Eleitoral, que reúne e divulga as propostas feitas pelos eleitos quando estes eram candidatos. O Observatório é resultado de um trabalho conjunto dos pesquisadores vinculados ao CPOP, que mantêm um acervo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), de entrevistas e debates que ocorrem durante as disputas. O objetivo é disponibilizar informações a quem queira acompanhar e fiscalizar o cumprimento ou não das promessas de campanha. Já estão no ar os vídeos que compilam as propostas de Dilma Rousseff, Beto Richa (governador do Paraná) e Rafael Greca (prefeito de Curitiba) e estão divididos por temas.

O CPOP existe desde os anos 2000 e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (PPGCP/UFPR). Atualmente, o grupo é coordenado pelo Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi e conta com a participação de docentes da UFPR, da UFMA e da UEM, além de reunir alunos de graduação e pós-graduação. As pesquisas coletivas realizadas pelo grupo já rendem um acervo de mais de 100 bancos de dados sobre HGPE, redes sociais, cobertura jornalística e debates eleitorais, os quais resultaram em artigos, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

O novo site agrega uma série de outros conteúdos como um repositório com as publicações acadêmicas dos pesquisadores do grupo, informações sobre as pesquisas em desenvolvimento, além de apresentar a equipe e o histórico do CPOP. Além disso, há um espaço colaborativo dedicado a comentários com resultados de pesquisas empíricas. As regras para envio de conteúdo estão disponíveis no site e mais informações podem ser obtidas por e-mail (nucleocpopufpr@gmail.com).

As publicações e novos conteúdos do grupo também podem ser acompanhados no Facebook, no YouTube e  no Twitter.