
Sinopse:
Os processos de globalização têm proporcionado, cada vez mais, mudanças no cenário internacional, como a diluição das fronteiras que separam as políticas domésticas do plano internacional. Essa nova realidade tem exigido uma reconfiguração das práticas de política externa. Diante desse cenário, qual a importância da Análise de Política Externa (APE)? Que temas essa subárea aborda? Com base nessas duas questões, buscamos esclarecer a pertinência dessa disciplina para o campo das Relações Internacionais. Confira, nesta obra, o processo de desenvolvimento da APE e suas principais abordagens teóricas e metodológicas, a fim de obter uma análise crítica do tema.
Sobre as autoras:

Fernanda Nanci Gonçalves é Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense (2014) e graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle – RJ (2008). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ, coordenadora do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE), pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA). Entre 2018 e 2019 realizou pesquisa de campo para sua tese de doutorado na Colômbia na Universidad de los Andes (UNIANDES) e na Universidad Sergio Arboleda (USA). Tem interesse nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Teoria de Relações Internacionais, Regionalismo, América do Sul, Cooperação Sul-Sul, Políticas Públicas.

Letícia Pinheiro graduou-se em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1980), é Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1995). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, atualmente é professora adjunta do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ) e coordenadora da Rede de Pesquisa Agendas e Atores de Política Externa (http://agendasdepoliticaexterna.com.br/). Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997-2014), editou o periódico Brazilian Political Science Review da Associação Brasileira de Ciência Política com Gilberto Hochman (Fiocruz) entre 2006 e 2012. Foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/ Latin American Studies da University of Oxford em 2012. É especialista em Política Externa Brasileira, trabalhando principalmente nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa. Possui diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre a política externa brasileira contemporânea. Leticia Pinheiro foi Secretária Executiva da Associação Brasileira de Ciência Política (2006-2008).
Link para aquisição do livro / enlace para compra del libro: https://livrariaintersaberes.com.br/produtos/analise-de-politica-externa-o-que-estudar-e-por-que/