Sobre o evento
O Observatório Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades e Ruralidades no Sul Global (OIDDER), vinculado ao Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais (FLACSO BRASIL), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR/UEFS), convida a comunidade acadêmica para o I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global (CIEDDER), que ocorrerá de 12 à 14 de novembro de 2024, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana – BA.
O congresso abordará a atual conjuntura da pobreza e fome no Sul Global, além de discutir perspectivas políticas e políticas públicas para seu enfrentamento, com base em pesquisas e estudos em desenvolvimento. A partir dos painéis, mesas e sessões temáticas propostas, exploraremos as dimensões que afetam e condicionam esses fenômenos, incluindo relações de gênero, etnicidade, política e territórios, com o objetivo de refletir e apontar alternativas sobre os processos políticos e sociais no Sul Global.
As desigualdades permanecem como um grande problema sociopolítico nas populações periféricas, de economia complementar e dependente na América Latina. Apesar do acúmulo global de capital e da industrialização ao longo do século XX, tais desigualdades persistem, muitas vezes agravando a pobreza e a fome. Parte desses dilemas não resolvidos impacta nos processos políticos e institucionais, nos desenvolvimentos nacionais e locais, e, de forma mais alarmante, nas populações distantes dos centros decisórios, urbanos e industrializados, mas também nos centros populosos e altamente dinâmicos.
O aumento da pobreza e da fome impactam em toda população latino-americana. Entretanto, informações preliminares das agências e órgãos públicos de controle denotam uma situação ainda mais grave para grupos sociais subalternizados ao longo da história. Povos originários, camponeses, quilombolas, afrodescendentes, mulheres, crianças e jovens enfrentam a ausência ou insuficiência de políticas públicas que sustentem e deem sustentabilidade aos seus processos comunitários, projetos coletivos e individuais, bem como têm vivenciado o retrocedimento das políticas sociais consolidadas.
Por essa razão, o debate e a formulação de políticas públicas devem considerar o modelo de desenvolvimento e enfrentar as desigualdades interétnicas, de gênero e geração. Qualquer projeto político que busque superar a fome e demais desigualdades de forma consistente, precisa debater e incorporar as demandas sociais desses grupos.
Assim, o I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global (CIEDDER), visa ser um espaço acadêmico para a divulgação científica de pesquisas sobre as múltiplas dimensões que esses fenômenos alcançam na contemporaneidade, combinando conceitos de desigualdades, colonialidade, interseccionalidades, territórios e desenvolvimento, além de novas abordagens de políticas públicas e comunidades tradicionais.
Condições Gerais de Participação
Você poderá participar do I Congresso Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades, Ruralidades e Territórios do Sul Global (CIEDDER) como Ouvinte ou submeter uma proposta de trabalho nas modalidades Painel Temático, Mesa Temática ou Sessão Temática.
Para propor uma Mesa Temática, um Painel ou uma Sessão Temática, você deve escolher uma das nossas Áreas Temáticas (Democracia, Desigualdades, Ruralidades ou Territórios) e se atentar às regras de participação gerais e de submissão de propostas de cada modalidade.
REGRAS GERAIS DE PARTICIPAÇÃO (LEIA AQUI)
DESCRIÇÃO DAS ÁREAS TEMÁTICAS (LEIA AQUI)