Prazo para recebimento de artigos do Dossiê “As Inovações Democráticas em perspectiva: retrocessos, legados e pluralização” prorrogado até 31 DE JANEIRO DE 2021. A Revista Debates, v. 15 n. 1, que será publicada em Abril de 2021, está aceitando trabalhos para o Dossiê «As Inovações Democráticas em perspectiva: retrocessos, legados e pluralização” organizado pelas Professoras Lígia Lüchmann (PPG Sociologia e Ciência Política/UFSC), Carla Almeida (PPG Ciências Sociais/UEM), Carla Martelli (PPG Ciências Sociais/UNESP) e Ana Julia Bonzanini Bernardi (Doutoranda PPG Ciência Política/UFRGS).Os textos podem ser apresentados em inglês, espanhol ou português.
CHAMADA PARA ARTIGOS
A Revista Debates, v.15 n. 1, que será publicada no primeiro semestre de 2021, está aceitando trabalhos para o Dossiê «As Inovações Democráticas em perspectiva: retrocessos, legados e pluralização» até o dia 31 de janeiro de 2021. Se por um lado, o Brasil serviu de exemplo no processo de construção e de difusão de inovações democráticas, nos últimos anos o país tem experimentado um retrocesso nesse campo, com políticas governamentais que buscam desestimular ou encolher o alcance de várias instituições participativas, como conselhos e conferências públicas.
Além disso, essas instituições também vieram acumulando críticas que apontaram seus limites para promover a democratização dos processos decisórios e a melhoria das políticas públicas, bem como suas próprias fragilidades institucionais, que agora estariam evidentes diante do contexto que lhe é desfavorável. Em que pese este cenário, é fato que houve um crescimento e pluralização – nacional e internacional -, nas últimas décadas, de modalidades institucionais de participação política, em especial aquelas relacionadas ao envolvimento da população em programas e/ou políticas governamentais. Esse fenômeno alcançou a representação parlamentar, refletindo-se na proposta dos «mandatos coletivos», que resgatariam, segundo seus defensores, as conexões entre participação e representação, representados e representantes, promovendo a inclusão de grupos sub-representados.
Soma-se a isso o incremento de modalidades não presencias de participação, que avolumam o campo de estudos sobre e-participação, governança eletrônica e/ou democracia digital. Como se nota, em pararelo aos retrocessos e às críticas, o momento é também de crescimento e diversificação de mecanismos participativos. Se tomados no conjunto, eles parecem conter um importante potencial para impactar a forma tradicional de funcionamento das democracias representativas.
Dentro deste contexto, este Dossiê pretende abrigar artigos que abordem essa temática a partir de alguns eixos, quais sejam: a) os condicionantes, impactos, legados e desafios das instituições participativas diante da ascensão de governos conservadores; b) as alternativas e inovações participativas virtuais; c) as inovações institucionais na representação parlamentar; e d) os desafios conceituais e teóricos que o fenômeno das inovações institucionais impõe à teoria democrática e aos estudos da participação e representação política.
Os textos podem ser apresentados em inglês, espanhol ou português.
Organização do Dossiê: Professoras Lígia Lüchmann (PPG Sociologia e Ciência Política/UFSC), Carla Almeida (PPG Ciências Sociais/UEM), Carla Martelli (PPG Ciências Sociais/UNESP) e Ana Julia Bonzanini Bernardi (Doutoranda PPG Ciência Política/UFRGS).
Regras de submissão em: https://seer.ufrgs.br/debates/about/submissions#onlineSubmissions
Maiores Informações em:
https://seer.ufrgs.br/debates/about
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO: 31 DE JANEIRO DE 2021