CHAMADA PARA ARTIGOS
A Revista Debates, v. 16, n. 1, que será publicada em abril de 2022, está aceitando trabalhos para o “Dossiê Poder na América Latina: uma homenagem ao professor Gláucio Soares” até o dia 15 de dezembro de 2021.
Considerando as atuais reconfigurações de forças políticas na América, em contexto de aprofundamento da crise da representação e uso cada vez mais potente das novas mídias sociais e de recursos de desinformação política, é fundamental aprofundar as análises sobre as eleições na América Latina, lançando diversos olhares sobre o comportamento político e a opinião pública nos contextos locais e nacionais na região na última década (2010 – 2020) e qualificando as teorias que embasam a análise eleitoral latino-americana.
A presente proposta de dossiê temático para a Revista Debates busca agregar colaboradores de diversos países da América Latina, em profundo diálogo com duas grandes instituições que congregam pesquisadores da área: a Associación Latinoamericana de Ciencia Política – ALACIP, e a Associación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales – ALICE.
A proposta de dossiê contemplará uma chamada pública de artigos, com avaliação às cegas por pares, considerando especialistas na área de comunicação política e opinião pública, bem como demais pesquisadoras/es do campo de eleições.
Os textos podem ser apresentados em inglês, espanhol ou português.
O Dossiê é de responsabilidade do Grupo LATICOM/ALACIP – Grupo de Investigação comportamento eleitoral e comunucação política, com organização de:
Helcimara de Souza Telles (Universidade Federal de Minas Gerais)
Letícia Maria Ruiz Rodrigues (Universidad Complutense de Madrid)
Joscimar Souza Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)
Regras de submissão em: https://seer.ufrgs.br/debates/about/submissions#onlineSubmissions
Mais informações em: https://seer.ufrgs.br/debates/about
A Revista DEBATES, editada pelo Núcleo de Pesquisa Sobre a América Latina (NUPESAL) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como objetivo central constituir um espaço de debate e confronto sobre questões contemporâneas no âmbito das Ciências Humanas / Ciência Política, abordadas sob uma multiplicidade de perspectivas.
Nesse sentido, as bases sobre as quais a revista se assenta são a pluralidade de expressão e o reconhecimento da multidisciplinaridade teórica e metodológica. A revista acolhe contribuições das mais variadas disciplinas, privilegiando as que apresentem relação com a Ciência Política, observados os requisitos do trabalho científico, que se constituam em contribuições significativas para uma compreensão aprofundada e alternativa às temáticas focalizadas.
A iniciativa da publicação tem por base a constatação da ausência de publicações nesta direção, e na demanda crescente de autores que buscam espaço para reflexões alternativas.
Neste sentido, a revista se estrutura tanto em números temáticos quanto multitemáticos livres. São aceitos artigos, notas de pesquisa, ensaios e resenhas nos idiomas português, inglês e espanhol, podendo os artigos aceitos para publicação serem traduzidos para o português.