Já está disponível para pré-venda o livro “Os futuros de Darcy Ribeiro”, organizado por Fabrício Pereira e Andrés Kozel e publicado pela editora Elefante.
Link para a pré-venda: https://elefanteeditora.com.br/produto/os-futuros-de-darcy-ribeiro/
“Hoje, somos quinhentos milhões, amanhã seremos um bilhão. Vale dizer, um contingente humano com magnitude suficiente para encarnar a latinidade em face dos blocos chineses, eslavos, árabes e neobritânicos na humanidade futura. Somos povos novos ainda na luta para nos fazermos a nós mesmos como um gênero humano novo que nunca existiu antes. Tarefa muito mais difícil e penosa, mas também muito mais bela e desafiante.”
A relevância de «Os futuros de Darcy Ribeiro» aumenta se considerarmos que o estudo de suas elaborações futuristas pode nos ajudar a circunscrever melhor aspectos-chave da experiência latino-americana de “crise do tempo”, “mudança de regime de historicidade”, advento do “presentismo”.
As interrogações sobre a pertinência dessas categorias e a datação e a caracterização do processo a que aludem constituem um objeto de estudo significativo, pleno de arestas debatíveis, e, exatamente por isso, fascinante.
Em pré-venda – com desconto e frete grátis! – no site da Elefante, «Os futuros de Darcy Ribeiro», com organização de Andrés Kozel & Fabricio Pereira da Silva.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Andrés Kozel é sociólogo formado pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e doutor em estudos latino-americanos pela Universidade Nacional Autónoma de México (Unam), com pós-doutorado no Colegio de México. É pesquisador no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) da Argentina, baseado no Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas da Universidad Nacional de San Martín (Unsam). É editor da coleção Pensamiento Latinoamericano da editora TeseoPress e da revista latino-americana de estudos das ideias Wirapuru.
Fabricio Pereira da Silva é professor da graduação em ciência política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e do Mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina da Universidad de la República (Udelar) do Uruguai. É doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e pós-doutor pelo Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santiago de Chile (Usach). É autor de Democracias errantes: reflexões sobre experiências participativas na América Latina (Ponteio, 2015) e América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI (Ponteio, 2019), além de ter escrito diversos trabalhos sobre teoria política, política latino-americana e pensamento latino- americano e africano.