Dossiê: A morte e o processo do morrer nas Ciências Sociais: perspectivas em torno de um fenômeno multidimensional (Mediações, vol. 28, n. 1 – 2023/1). – Prazo para Submissões: 15 de novembro de 2022
Organizadores: Rachel Aisengart Menezes (UFRJ) e Lucas Faial Soneghet (UFRJ).
A proposta de dossiê gira em torno dos estudos interdisciplinares sobre morte e morrer, com ênfase nas perspectivas sociológica e antropológica. Tomando a morte e os diferentes processos, rituais e práticas em torno do morrer como temas, a proposta privilegia pesquisas empíricas produzidas no Brasil, mas também receberá artigos teóricos. O tópico da morte e morrer ganhou relevância diante da pandemia COVID-19, multiplicando polêmicas no debate público e acadêmico. Escritos sobre esse tema tendem a ser multifacetados, tocando em tópicos como saúde e doença, corporalidade, afetos, cuidado, saber médico, impacto das desigualdades sociais e de condições sociais precárias no fim da vida, entre outros. Serão bem-vindas contribuições empíricas e teóricas que abordem a morte e morrer como problemas sociais, incorporando assim o desenvolvimento de uma área crescente de pesquisa nas Ciências Sociais brasileiras.
A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de novembro de 2022 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista.
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index
Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/428