Dossiê: «Continuidades esquecidas e ruturas construídas entre ditaduras e democracias« (Mediações, vol. 28, n. 2 – 2023/2). – Prazo para Submissões: 15 de março de 2023
Organizadora: Ana Carina Azevedo (Universidade de Coimbra) .
Esta proposta de dossier temático pretende atrair contributos de investigadores das diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas para o estudo das continuidades menos percetíveis e das ruturas construídas entre ditaduras e democracias. Quer se trate de revoluções ou de processos de transição, as mudanças de regime são, por norma, analisadas sob a lente da rutura, sendo dada pouca atenção aos elementos de continuidade presentes nas mais variadas áreas. Esta proposta pretende enfatizar a importância da análise destas continuidades baseando-se em quatro argumentos principais: defende a sua importância para a completa compreensão dos processos de mudança de regime; questiona o papel do primado do político como causa do obscurecimento de algumas continuidades; argumenta que algumas das ruturas conhecidas podem ter sido forjadas por questões metodológicas e de gestão da memória; e defende que este desconhecimento pode comprometer o conhecimento de transformações mais sutis operadas entre regimes.
A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de março de 2023 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista.
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index
Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/433