O Fórum Movimentos Sociais e Territórios para a Vida faz parte da Plataforma para o Diálogo Social Movimentos Sociais e Ativismo na América Latina e Caribe, que o CLACSO está promovendo para os próximos anos.
O objetivo desta proposta é conseguir a produção de conhecimento baseado em evidências, crítico e situado, com alto impacto na definição de políticas, na formação da opinião pública e na transformação positiva das condições de vida das populações mais vulneráveis.
Este Fórum pretende reunir membros da academia latino-americana e caribenha, movimentos sociais, organizações e coletivos, e decisores de políticas públicas para refletir e compreender as propostas, capacidades, potencialidades, agendas pendentes e conflitos dos movimentos sociais e do ativismo na América Latina e Caribe. O objetivo é construir uma visão global e interconectada do ativismo atual, centrada na análise das lutas ambientais, das lutas dos migrantes, das lutas indígenas e dos territórios urbanos. O foco será a atualidade das lutas, considerando também trajetórias e memórias.
No âmbito do Fórum, serão realizadas diversas atividades, como a Escola Internacional de Pós-Graduação em Movimentos e Ativismos Sociais, oficinas de formação, exibição de materiais audiovisuais e mesas redondas. Esses diálogos são concebidos como espaços de troca e conversa, onde serão apresentados eixos para estimular debates sobre o tema central do Fórum entre uma diversidade de participantes, como pesquisadores, atores das políticas públicas e membros de organizações sociais.