Chamada para o Dossiê “Ultradireita e democracia na América Latina contemporânea”
REVISTA CRONOS (ISSN:1982-5560)
do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Coordenação: Luis Felipe Miguel (UnB) e Gabriel E. Vitullo (UFRN)
A ultradireita cresce assustadoramente no mundo todo e a América Latina não está alheia a este fenômeno, que põe em xeque a consistência e até a própria sobrevivência do regime democrático aqui e alhures. A continuada crise do capitalismo global, as mudanças no mundo do trabalho com a consequente perda de dinamismo na mobilização da classe trabalhadora, as novas tecnologias da informação, os desafios colocados às identidades nacionais e de grupo – muitos fatores concorrem para explicar o cenário atual.
Com este dossiê, convidamos a enviar artigos de caráter monográfico, que abordem o surgimento de movimentos como os liderados por Jair Bolsonaro, Javier Milei, José Antonio Kast, Nayib Bukele ou Corina Machado, entre outros, assim como artigos que procurem uma análise comparativa de dois ou mais países da região. No que se refere ao enfoque, serão bem-vindas propostas em todo o continuum que vai de trabalhos de cunho mais empírico a mais teóricos, centrados seja na caracterização destes movimentos (nova direita? direita “alternativa”? fascismo? neofascismo? pós-fascismo?), seja em como incidem sobre o processo de desdemocratização, seja ainda que apontem para o esboço de uma tipologia ou classificação dos diferentes casos. Também serão bem recebidas aquelas propostas que busquem refletir sobre as relações que se estabelecem entre a ultradireita, a crise da democracia e o sistema/doutrina neoliberal no nosso continente.
As contribuições podem ser enviadas até 28/2/2025 pela plataforma da revista (https://periodicos.ufrn.br/cronos/about/submissions). As mesmas passarão por avaliação duplo-cega por pares e devem obedecer às normas da Cronos. Para eventuais dúvidas ou informações adicionais: cronosppgcs@gmail.com