
Ricardo Soares Cintra (sétimo na foto, da esquerda para a direita), estudante de Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo de Pesquisa Judiciário e Democracia (JUDE), participou ao Programa Intensivo de Metodologia MQ2, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa se deu ao longo de três semanas, entre os dias 14 de julho e 1 de agosto, ofertando uma série de cursos distintos que podem ser consultados em: https://ufmg-mq2.com.br/grade-de-cursos/.
Fundado em 1999, o Programa Intensivo em Metodologia Quantitativa e Qualitativa (MQ2) tem como objetivo geral discutir e ensinar novos métodos de pesquisa, bem como reunir professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Assim, visa treinar profissionais e estudantes de pós-graduação de diversas áreas e regiões do país no uso de técnicas quantitativas e qualitativas.
Ricardo, na posição de bolsista / becário de ALACIP, foi isento do pagamento de inscrição e contemplado com 500 dólares estadunidenses (USD 500) para auxílio viático no comparecimento ao programa. Nas palavras do próprio: «Foi uma experiência de aprendizado extremamente rica, tanto no curso ministrado pela profª Ana Vasconcelos quanto no do prof. Lucas Gelape. Tudo transcorreu muito bem, e sem dúvida essa etapa na UFMG foi uma das mais marcantes da minha trajetória na graduação. Obrigado ALACIP pela promoção da bolsa e prof. Danilo pelo suporte na matrícula dos cursos. Espero voltar em uma próxima edição. «
Agradecemos pela gentileza, Danilo, e comunicamos a todos para ficarem atentos às nossas redes para futuras bolsas e oportunidades.