Chamada de Artigos, Call for Papers
Volume 1 (2014), Número 2
I. Sobre a Revista
O periódico Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia Política é uma publicação semestral conjunta do Programa de Pós-Graduação de Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGSP/UENF) e da Fundação Darcy Ribeiro tendo por finalidade tratar de forma pluralista temas atuais e polêmicos da sociologia política.
A Revista se propõe a incentivar debates acadêmicos capazes de fornecerem subsídios para aprofundamento das discussões entre pesquisadores, bem como atingindo um público mais amplo, interessado em temas sociais e políticos. Em cada número da RCSP haverá uma sessão especial, seja sobre um tema determinado, ou uma homenagem a intelectuais que prestam ou prestaram relevantes contribuições para as Ciências Sociais.
II. Informações Gerais
3° Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, RCSP difunde o seu conteúdo de forma impressa (com uma tiragem de 300 exemplares), mas também está disponível on line. A revista é um espaço acadêmico-científico que oferece aos pesquisadores das Ciências Sociais – especialmente nas interfaces da sociologia e política – a possibilidade de divulgarem os avanços e os resultados dos seus trabalhos.
Sobre a submissão e processo de aprovação do Artigo.
1. Os artigos e resenhas podem ser apresentados em português ou espanhol. No primeiro caso sempre acompanhado de um resumo em espanhol e inglês e no segundo em português e inglês.
2. Os artigos e as resenhas propostos para a publicação devem ser originais e inéditos, sendo que o Conselho Editorial pode aprovar a republicação de artigos considerados clássicos publicados no Brasil ou no exterior.
3. Os artigos são encaminhados e submetidos à aprovação a dois membros do Conselho Editorial ou a Consultores Ad Hoc, altamente qualificados. O Conselho Científico/Consultivo e entre os Consultores Ad Hoc adota-se o processo “Peer review” com o sistema duplo de revisão anônima (blind review), mantendo-se o sigilo dos nomes tanto dos pareceristas quanto dos autores.
4. Os textos encaminhados e submetidos à apreciação e à aprovação do Conselho Editorial da Revista Crítica de Sociologia e Política, RCSP são de total responsabilidade dos seus autores e autoras.
5. Os autores e as autoras serão notificados quanto à aprovação ou não do texto submetido. Sendo aprovado, os direitos autorais são cedidos ao periódico Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia Política, igualmente, fica autorizada a publicação do artigo, ensaio ou da resenha em formato impresso e digital.
6. Pelos direitos autorais cedidos, os autores e autoras receberão três exemplares da Revista.
7. O artigo, a comunicação ou a resenha devem ser encaminhados para o e-mail dos editores: mileniorcsp@gmail. No e-mail devem constar um número de telefone, bem como e um endereço completo para contato.
Normas para Publicação – Os artigos devem seguir as seguintes normas:
1. Os artigos devem conter de 15 a 22 páginas (incluindo gráficos, tabelas, fotos, bibliografia). As resenhas devem ser apresentadas com 5 a 10 páginas.
2. Deve-se utilizar a letra Times New Roman, caractere 11 para o corpo do texto e caractere 9 para as notas de rodapé no modelo A4, com as seguintes margens: 2,5cm superior; 2,5cm inferior; 2,5cm direita; 2,5cm esquerda. O espaçamento entre as linhas é simples, com 0cm para o antes e o depois de cada parágrafo, que terá 1cm adentrado na primeira linha.
3. O título geral e subtítulo do artigo, comunicação ou resenha, ficarão alinhados à direita, utilizando-se a fonte Times New Roman negrito, caractere 18 para o título e 15 para o subtítulo.
4. O nome do autor do artigo, comunicação ou resenha, aparecerá no início do texto, abaixo do título geral, alinhado à direita, fonte Times New Roman itálico e caractere 12, seguido de sucintas informações (4 linhas no máximo) sobre cada autor(a): sua maior titulação, filiação institucional e e-mail para contato.
5.Estrutura geral do texto a ser seguida: Título, Nome do Autor, Resumo contendo entre 150 e 200 palavras em Português, bem como Palavras-chave (4 no máximo). Resumo e Palavras-chave (até quatro) em dois idiomas; Introdução, Corpo do texto (com as suas diversas partes), Conclusão ou “Considerações Finais” e Referências Bibliográficas.
6. As normas da ABNT serão seguidas nas citações (autor-data) e referências bibliográficas.