A mudança climática é uma questão global que transcende as fronteiras nacionais e afeta todas as pessoas na Terra, embora em níveis variados. Esse fenômeno exige atenção global. Para enfrentar as mudanças climáticas de maneira eficaz, são necessárias políticas públicas em vários níveis – local, nacional e global –, assim como esforços conjuntos para coordená-las. Uma miríade de agentes dos setores público, privado, governamental, semigovernamental, intergovernamental e não governamental, nos níveis nacional e internacional, estão envolvidos na elaboração de políticas climáticas.
A despeito de contribuições valiosas, ainda são limitadas a coordenação e a organização de pesquisas – baseadas nos estudos em políticas públicas – sobre a ação climática na América Latina. Além da importância de se reconhecer o valor agregado da pesquisa sobre a ação climática nos estudos de políticas públicas, pode-se, com isso, dar destaque a diversas questões clássicas e contemporâneas para aprofundar o conhecimento na área:
• Quando as questões climáticas entram na agenda dos governos?
• Em que circunstância os cidadãos e outros grupos sociais podem participar ou coproduzir políticas climáticas juntamente com os governos?
• Quem possui responsabilidade e influência na tomada de decisão sobre as políticas climáticas?
• Quais agentes transnacionais estão envolvidos nos diferentes estágios do processo de produção das políticas climáticas?
• Quais narrativas são construídas e defendidas em relação às questões climáticas?
• Quem difunde o conhecimento sobre instrumentos de ação pública climática? Qual é a origem e o destino desses instrumentos?
• Como as políticas climáticas são implementadas em diferentes níveis e setores? Existe coordenação entre esses níveis?
Estas são apenas algumas perguntas que este número especial procura discutir.
Nesta chamada para artigos, estamos abertos a contribuições que explorem pontos relacionados a políticas públicas climáticas, valendo-se de conceitos, abordagens e teorias advindos da literatura dos estudos de políticas públicas. Este número especial tem por objetivo oferecer uma visão abrangente das pesquisas, no âmbito dos estudos de políticas públicas, sobre as ações direcionadas a enfrentar as mudanças climáticas, e, por conseguinte, servir como orientação a pesquisadores interessados no tema. Além disso, espera-se que o conjunto de artigos ajude a expandir as fronteiras do conhecimento nessa área. A chamada para artigos se destina a pesquisas sobre a América Latina que tratem de qualquer nível da produção de políticas públicas (local, nacional, global) ou consistam em análises multiníveis.
Editores: Osmany Porto de Oliveira (Universidade Federal de São Paulo) & Antoine Maillet (Universidade do Chile).
Prazo para submissão de artigos: 25 de novembro de 2024.
Enlace: https://periodicos.fgv.br/rap/expanding-the-frontiers