
É com imensa satisfação que anunciamos o lançamento oficial do livro «Desmonte e Reconstrução das Capacidades Estatais: Dilemas da Trajetória Brasileira Pós-Pandemia«, organizado por Andrés del Río e Andrea Oliveira Ribeiro, com apoio do INCT/PPED.
O livro examina no bojo do fenômeno mundial da regressão democrática e da estranha combinação de interesses entre o neoliberalismo econômico, o projeto político da direita e a visão de mundo do conservadorismo, a situação recente do Brasil. Trata-se da chegada desse arranjo político ao coração do Estado brasileiro com a eleição de Jair Bolsonaro e a subsequente eclosão do momento crítico da pandemia da covid-19. A implosão das capacidades estatais e dos instrumentos de políticas públicas do governo Bolsonaro, dramaticamente coincidiram com o surgimento de exigências dadas pelo quadro pandêmico de elevadíssimas habilidades de coordenação pública, recursos materiais e estratégias de inovação para seu enfrentamento. Os trabalhos aqui reunidos tratam desse dilema e contradição em âmbito institucional, social e teórico – uma belíssima reflexão sobre o quanto a capacidade pública representa para uma sociedade organizada. Vera Cepêda (UFSCar).
O livro está disponível para leitura gratuita através deste link:
[https://loja.editoracrv.com.br/produtos/desmonte-e-reconstrucao-das-capacidades-estatais-dilemas-da-trajetoria-brasileira-pos-pandemia/](https://loja.editoracrv.com.br/produtos/desmonte-e-reconstrucao-das-capacidades-estatais-dilemas-da-trajetoria-brasileira-pos-pandemia/)
Agradecemos o apoio e esperamos que a leitura seja proveitosa.
Detalhes da obra:
- PREFÁCIO – 17
- DESMONTE E RECONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES ESTATAIS: o Brasil pós-pandemia – 19
- CAPACIDADE DE FINANCIAMENTO ESTATAL FRENTE À RESTRIÇÃO FISCAL NO BRASIL: a crise sanitária no Estado endividado – 27
- POLÍTICAS PARA AS MULHERES EM TEMPOS DE CRISE: conservadorismo e pandemia no Brasil – 61
- A VOLTA DOS QUE NUNCA FORAM: os militares e sua trajetória recente no contexto brasileiro – reflexões da década de 1980 ao tempo presente – 97
- O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A DEMOCRACIA BRASILEIRA: trajetória recente em três atos – 159
- ÍNDICE REMISSIVO – 213
- SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES – 217